Há risco para novos transbordamentos, diz Polícia Rodoviária sobre barragem da Vallourec

Situação é dramática e deixa pessoas paralisadas dentro de seus veículos ou coletivos na região

Há riscos para novos transbordamentos na BR-040 nos quilômetros 562 e 563 de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os riscos são do dique de contenção da barragem da Mina de Pau Branco, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O local é próximo ao Condomínio Alphaville e ao Bairro Jardim Canadá.

A publicação foi feita pela PRF em seu Twitter por volta das 10h09. A Vallourec já aumentou o nível de risco do dique para o máximo para rompimento.

Pessoas estão isoladas no local depois que a Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a interdição do local. Houve determinação da justiça também para que a Vallourec interrompa os trabalhos “na Pilha Cachoeirinha, situada na Mina Pau Branco, bem como em todas as pilhas com risco cumulativo ou sinérgicos com o Dique Lisa”. A multa é de R$1 milhão de reais diariamente em caso de descumprimento.

A Vallourec informou que “está trabalhando com os órgãos competentes e autoridades para minimizar os transtornos ocorridos e para restabelecer a normalidade da situação”. A empresa continua afirmando que a barragem não tem danos, mas sobre o dique não houve mais informações.

A Prefeitura de Nova Lima já anunciou que vai autuar a empresa por crime ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.