Moradores de Raposos durante limpeza no último sábado. Foto: Luis Dutra/Sempre Nova Lima

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as cidades de Raposos, Rio Acima e Nova Lima são as que mais podem sofrer na região metropolitana com as chuvas. O serviço que é ligado ao Ministério de Minas e Energia já emitiu alertas de chuvas para os próximos dias.

Nesta terça-feira, dia 28, a probabilidade de chuva é de 90% e a probabilidade se mantém para Raposos e Rio Acima. As possibilidades continuam altas para os próximos dias. Raposos, por exemplo, segundo estudo do Inmet, possui pelo menos 32,5% do seu território com alto risco geológico, ou seja, risco grave para deslizamentos e enchentes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Foi o que aconteceu na cidade na chuva de 2020, quando a precipitação registrou níveis históricos. A cidade foi construída próxima ao Rio das Velhas e em temporada de chuva faz com que a apreensão aumente nos moradores. Rio Acima com 26% da área com grave risco e Nova Lima com 20% completam a lista de maiores riscos geológicos.

O órgão já fez mapas de suscetibilidade às chuvas também em BH e em outros seis municípios da região: Betim, Contagem, Ibirité, Sabará Santa Luzia. Coordenador executivo do estudo, Raimundo Costa da Conceição explicou que o objetivo do trabalho, que em Minas mapeou 52 cidades, é indicar localidades onde há maior potencial de ocorrerem movimentos de massa, como deslizamentos e queda de blocos, além de inundações. As áreas são categorizadas em classes: alto, médio e baixo risco.

“A população interfere no meio físico (da área urbana). No momento de construir uma casa, às vezes, acaba se cortando a encosta, desmatando, removendo algumas variáveis naturais”, observou o pesquisador. Por isso, o trabalho busca orientar os municípios quanto ao planejamento urbano, ajudar a tomar decisões e definir um plano diretor eficiente, além de estabelecer as ações são mais urgentes, para assim, evitar desastres com chuvas.

One thought on “Raposos, Rio Acima e Nova Lima são as cidades com mais riscos para chuva”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.