Foto :Reprodução Jornal O Tempo

O prefeito de Nova Lima, João Marcelo (Cidadania), acompanhado por cidades vizinhas, anunciaram nesta terça-feira, dia 28, a não realização de festas durante o período carnavalesco, por conta dos números da Covid-19 e da gripe. Nos bastidores, já havia a perspectiva para a não realização há algum tempo.

O conjunto de prefeitos, que tem além de João, Felipe Gonçalves (PDT), de Rio Acima e Serginho da Bota (PSB, de Raposos), levou em conta os números da pandemia e a variante Ômicron, descoberta na África do Sul e que vem gerando novas ondas de pandemia em diversos países. A comunidade científica alega maior transmissão pela cepa. Casos graves têm sido evitados por conta do avanço da vacinação.

A vacinação em Nova Lima, de acordo com dados de 25 de novembro, já havia atingido 106% da população adulta com 79.367 aplicações. A segunda dose já havia sido distribuída para cerca de 76 mil munícipes e a dose de reforço para 11.693 pessoas. Entre os jovens (12 a 17 anos) com 97,3% de cobertura e 8 mil atendidos.

Com base no contexto e números da pandemia da Covid-19, nós, prefeitos das cidades de Nova Lima, Raposos e Rio Acima, decidimos, em conjunto, pela não realização do carnaval 2022

Prefeitos de Nova Lima, Raposos e Rio Acima

De acordo com dados do município, são 57 casos em acompanhamento, sendo quatro internações clínicas. 19.085 pessoas foram infectadas e 255 mortes foram confirmadas.

Nova cepa gripal

A cepa Darwin do H3N2, tem gerado preocupação em todo país. No Rio de Janeiro foram montadas estruturas semelhantes à da pandemia de Covid-19 para atender pacientes com gripe. Em BH, capital mineira, o sistema de saúde está sobrecarregado por pessoas com sintomas gripais. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde haverá no início do ano que vem concurso público para contratação de médicos. O déficit hoje chega a 600 profissionais.

“Entendemos que essa é uma decisão de impacto regional e a não realização da tradicional festa de carnaval demonstra ser, no momento, o caminho mais prudente, considerando a variante Ômicron e a nova cepa da gripe”, João Marcelo, prefeito.

O Hospital Nossa Senhora de Lourdes e a UPA são referências no atendimento em saúde da região, por isso, a decisão regional, aponta os gestores.

Cancelamento do feriado

Não haverá feriado durante os dias que seriam o Carnaval em Nova Lima. O Sempre já havia apurado a informação e a nota do município confirmará o cancelamento também do feriado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.