Choveu forte nesta terça-feira, dia 28, em Nova Lima e também na Região Metropolitana de BH. O serviço de meteorologia aponta para chuva pelo menos até próximo domingo, dia 2. O acumulado pode chegar a 200 mm no período. Somente para esta quarta, 29, eram esperados 50 mm.

As fortes chuvas já tem deixado um rastro de destruição no sul da Bahia, com mais de 20 mortes, milhares de desabrigados e cidades inteiras alagadas. Cerca de 500 mil pessoas já foram atingidas. Os temporais devem atingir toda região Sudeste e o estado de Goiás. Cidades do Vale do Jequitinhonha, aqui em Minas, também sofrem com perdas ocasionadas pelos temporais.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão de chuva é entre 20 e 30 mm/h, chegando até 50 mm somente nesta quarta, com ventos intensos e queda de granizo. O acumulado, ou seja, caso chova o que está previsto em poucas horas, toda a água pode ocasionar alagamentos e enxurradas. O próprio INMET já classificou Nova Lima, Raposos e Rio Acima como alto risco para chuva, pelo relevo e alta intensidade de água na região.

Os temporais devem se concentrar, segundo os especialistas, no fim das tardes e início das noites, como ocorreu na terça.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.