A Anglo Gold se manifestou para o Jornal Sempre Nova Lima acerca da ação civil pública proposta pelo Ministério Público contra a empresa.

Segundo o MPMG, no ano passado, a AngloGold omitiu relatórios elaborados por consultoria externa que constataram que a Cocuruto não tinha condição satisfatória de estabilidade. Ainda de acordo com o Ministério Público, a mineradora pressionou a empresa a mudar de posicionamento.

A empresa disse que não vai comentar a ação civil pública e que “atua de forma ética e transparente”.


Nota

A AngloGold Ashanti, por governança, não comenta publicamente assuntos que estão em trâmite judicial. A empresa ressalta que sempre atua de forma ética e transparente, mantendo diálogo com todas as autoridades competentes.

Aproveitamos para reforçar que todas as barragens localizadas na Planta Queiroz, em Nova Lima, estão seguras e estáveis. Nenhuma das estruturas se encontra em níveis de emergência (1, 2 ou 3). As estruturas receberam, inclusive, recentemente, no final de março, as novas Declarações de Condição de Estabilidade (DCE), emitidas por auditoria externa, em plena conformidade com a legislação.

As barragens possuem videomonitoramento 24h e passam por inspeções e monitoramentos constantes.A empresa permanece sem lançar efluentes e rejeitos nas barragens do Queiroz desde dezembro de 2022. E, assim, está com a produção das plantas da unidade paralisadas desde a data.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.