A Delegacia de Polícia Civil especializada em crimes contra as mulheres em Nova Lima

A violência doméstica é o mal da sociedade. Agressão verbal ou física que se continuar poderá terminar em um feminicídio, além de grande uma covardia, é também um grande escalabro sociológico.

E um dos problemas desta situação é a denúncia. Mulheres muitas vezes não se sentem confortáveis para denunciar ou a depender do caso, não conseguem chegar a denunciar uma agressão. Para facilitar isso, foi criado uma forma de denunciar no 190, através de uma “senha”, maus tratos oriundos de violência doméstica.

Pedir pizza, hambúrguer ou açaí, ligando para a Polícia Militar, é um código para mulheres denunciarem os fatos. Militares mineiros estão preparados para identificar as situações de risco e enviar ajuda urgente.

De acordo com o Jornal Estado de Minas, o exemplo mais recente ocorreu nessa terça-feira (15), em Salinas, no Norte de Minas. Uma mulher de 42 anos fez a inusitada ligação. Ela sofria agressões e ameaças de morte feitas pelo companheiro, mas não precisou citar nada. Ao telefone, insistiu em pedir uma pizza e passou o endereço da casa. A polícia foi ao local, encontrou a vítima ferida e prendeu o suspeito em flagrante.

A major Jane de Oliveira, diretora de Operações seção Direitos Humanos e Prevenção da Violência Doméstica, explica que os policiais estão treinados para esta situação.

“Temos, inclusive, a patrulha especializada. Todos estão habilitados para fazer esse primeiro atendimento. Bienalmente os militares são submetidos ao Treinamento Policial Básico (TPB)”, conta.

A major explicou ainda que 60% dos casos de violência, não foram denunciados anteriormente. Diante disso, a oficial reforça a importância da denúncia, seja ela em “código” ou não.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.