A Vallourec informou nesta manhã de domingo, dia 9, que aumentou o nível de risco de rompimento do dique da barragem da Mina de Pau Branco para o nível 3, ou seja, o máximo para risco de rompimento. A chuva é intensa na região e houve o transbordamento de água e lama em direção à BR-040 no último sábado, dia 8.
Pessoas estão isoladas no local depois que a Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a interdição do local. Houve determinação da justiça também para que a Vallourec interrompa os trabalhos “na Pilha Cachoeirinha, situada na Mina Pau Branco, bem como em todas as pilhas com risco cumulativo ou sinérgicos com o Dique Lisa”. A multa é de R$1 milhão de reais diariamente em caso de descumprimento.
A Vallourec informou que “está trabalhando com os órgãos competentes e autoridades para minimizar os transtornos ocorridos e para restabelecer a normalidade da situação”. A empresa continua afirmando que a barragem não tem danos, mas sobre o dique não houve mais informações.
A Prefeitura de Nova Lima já anunciou que vai autuar a empresa por crime ambiental.
Acompanhe as notícias sobre as chuvas
[…] A publicação foi feita pela PRF em seu Twitter por volta das 10h09. A Vallourec já aumentou o nível de risco do dique para o máximo para rompimento. […]