A Prefeitura de Nova Lima tem alertado para a alta no número de casos de Coronavírus na cidade. Segundo levantamento do órgão, houve aumento de 550% em relação a última semana de dezembro.
Ainda de acordo com o Executivo Municipal, só na primeira semana deste ano, foram registrados 770 casos. Para efeitos de comparação, entre os dias 23 e 30 de dezembro, foram apenas 88 casos confirmados.
Internações também crescem
Na última semana do ano passado a média era de uma a duas internações clínicas diárias. Já nesta segunda-feira, dia 24, são 23, sendo 15 em clínica médica; três no CTI/UTI; além de três internações pediátricas. A cidade não registrava casos com gravidade para CTI/UTI desde o ano passado.
Segundo a Prefeitura, os crescimentos da curva no contágio está relacionado ao afrouxamento das medidas de prevenção durante as festas de fim de ano e a nova variante Ômicron.
Gripes e resfriados em alta
As contaminações por gripe e também sintomas mais brandos como resfriado (viroses gripais) contribuíram para aumento das estatísticas de atendimentos no início ano. O pico foi na primeira semana do ano, quando 1.256 pessoas procuraram as unidades de saúde apresentando os sintomas.
Somente na UPA, a média de atendimentos diários é de 565 pacientes, somando-se os que apresentam essas e outras enfermidades não respiratórias, já que a unidade não é mais para exclusividade de casos de Covid. O alto número de doenças respiratórias apresentam também reflexo nas unidades hospitalares de emergência privadas.
Mortes
Na semana passada foram três mortes entre terça e quinta-feira (18 a 20). A cidade registra até o momento 258 mortes pela doença e há três mortes em investigação, o que poderá fazer o número subir para 261. Este é o maior número de mortes desde novembro.
Prevenção ainda é o melhor remédio
Como vem sendo divulgado, a vacinação tem surtido efeito e diminuindo drasticamente internações em CTI. Inclusive na cidade não há nenhum caso nessa situação, desde o mês passado.
O uso de máscaras e álcool em gel são também importantes neste momento, principalmente em aglomerações.
[…] dados são do boletim diário emitido pelo município e segue um aumento histórico diário da doença, já que na segunda, dia 24 , foram 625 confirmações em relação a sexta, dia 21. Já na primeira […]