Reprodução/Canal cidadão

A Prefeitura de Nova Lima tem alertado para a alta no número de casos de Coronavírus na cidade. Segundo levantamento do órgão, houve aumento de 550% em relação a última semana de dezembro.

Ainda de acordo com o Executivo Municipal, só na primeira semana deste ano, foram registrados 770 casos. Para efeitos de comparação, entre os dias 23 e 30 de dezembro, foram apenas 88 casos confirmados.

Internações também crescem

Na última semana do ano passado a média era de uma a duas internações clínicas diárias. Já nesta segunda-feira, dia 24, são 23, sendo 15 em clínica médica; três no CTI/UTI; além de três internações pediátricas. A cidade não registrava casos com gravidade para CTI/UTI desde o ano passado.

Segundo a Prefeitura, os crescimentos da curva no contágio está relacionado ao afrouxamento das medidas de prevenção durante as festas de fim de ano e a nova variante Ômicron.

Gripes e resfriados em alta

As contaminações por gripe e também sintomas mais brandos como resfriado (viroses gripais) contribuíram para aumento das estatísticas de atendimentos no início ano. O pico foi na primeira semana do ano, quando 1.256 pessoas procuraram as unidades de saúde apresentando os sintomas.

Somente na UPA, a média de atendimentos diários é de 565 pacientes, somando-se os que apresentam essas e outras enfermidades não respiratórias, já que a unidade não é mais para exclusividade de casos de Covid. O alto número de doenças respiratórias apresentam também reflexo nas unidades hospitalares de emergência privadas.

Mortes

Na semana passada foram três mortes entre terça e quinta-feira (18 a 20). A cidade registra até o momento 258 mortes pela doença e há três mortes em investigação, o que poderá fazer o número subir para 261. Este é o maior número de mortes desde novembro.

Prevenção ainda é o melhor remédio

Como vem sendo divulgado, a vacinação tem surtido efeito e diminuindo drasticamente internações em CTI. Inclusive na cidade não há nenhum caso nessa situação, desde o mês passado.

O uso de máscaras e álcool em gel são também importantes neste momento, principalmente em aglomerações.

One thought on “Em meio a alta de casos, município registra também aumento em internações por Covid”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.