Foto: João Vitor Moraes

O prefeito-eleito em Nova Lima, o jovem João Marcelo (Cidadania), falou com exclusividade ao Jornal Sempre Nova Lima sobre vários assuntos que devem pautar a sua gestão durante os quatro anos de mandato.

João venceu as eleições de novembro, derrotando o candidato Wesley de Jesus (DEM) e também o ex-prefeito Carlinhos Rodrigues (PDT), além de ter derrotado ainda outros nomes como Juarez (Solidariedade).

Marcelo é formado em Administração com ênfase em Comércio Exterior, além de ter especialização em Administração Pública, com foco em gestão e finanças e foi vice-prefeito entre 2017 e 2020. Além de falar da situação fiscal e sobre projetos para a retomada pós-pandemia, ele afirmou já estar com tratativas com o Ministério da Saúde para garantir vacinas para a população nova-limense:

“Já estamos em tratativa com o Ministério da Saúde para que, tão logo tenhamos a vacina no país, Nova Lima já esteja pronta para iniciar a aplicação”, afirmou ele que tomará posse no dia 1º de janeiro no Teatro Municipal a partir das 17h.

Por causa da pandemia, o evento será limitado.

Leia a entrevista:

Sou o prefeito eleito mais jovem da história de Nova Lima e acredito que a minha trajetória política e social possa inspirar não só os jovens, mas todas as faixas etárias. Comecei, ainda criança, me preocupando com a realidade das pessoas, graças aos ensinamentos dos meus pais, e busquei sempre estudar e aproveitar as oportunidades que tive para ajudar o próximo. Gostaria que esses ensinamentos se multiplicassem. Para isso, espero usar a minha juventude, energia e conhecimento, por meio da gestão pública, para oferecer oportunidade às pessoas, especialmente aos jovens, para que elas possam sonhar e tenham chances de realizar esses sonhos.

Nosso plano de governo incluiu um programa específico para o servidor público municipal, pois sabemos que ele precisa ser valorizado e reconquistado. Temos compromissos com a classe, especialmente no que se refere a uma maior abertura para o diálogo, com o servidor estando mais próximo dos processos e decisões da prefeitura; a valorização em termos de crescimento em sua carreira e incentivos para que o profissional queira fazer cursos e se capacitar; e também a tão demandada atualização do plano de cargos e salários, que será uma das nossas prioridades nesse contexto. Queremos que o servidor público de Nova Lima trabalhe motivado e sinta-se realmente valorizado, servindo a população da melhor forma possível.

A nossa gestão será pautada no planejamento para que o recurso público seja gasto, investido, de forma eficiente e responsável. Iniciaremos o nosso mandato no pior momento da pandemia, em Nova Lima, com isso, a nossa prioridade será minimizar os impactos de saúde, social e econômicos sobre as pessoas.

Um dos nossos principais compromissos de campanha foi colocar em prática um Plano de Recuperação Socioeconômica, assim, logo após o término das eleições, nós iniciamos uma série de conversas com representantes de escolas, comércios e indústrias da nossa cidade, e também com outras prefeituras, a fim de nos munirmos de informações para que esse plano possa ser implantado o mais breve possível. A escolha dos secretários passou pela preocupação de colocar pessoas com experiência e condições de nos ajudar a superar essa crise. O plano será finalizado e conduzido pelos secretários Rafael Guerra, na Saúde, Sueli Baliza, na Educação, e Abner Henrique, no Desenvolvimento Econômico, e terá como objetivo o retorno das aulas e atividades comerciais e industriais na nossa cidade, de forma ágil e sustentável. Além da busca por alternativas e ações para ampararmos as pessoas, especialmente aquelas que perderam emprego ou estão sem renda e precisam do apoio do poder público municipal.

Estamos acompanhando de perto as últimas ações referentes à Covid-19 do atual governo, do qual faço parte, e, de imediato, vamos intensificar as ações de fiscalização e de comunicação, seguindo com as informações sobre a pandemia, melhores maneiras de se prevenir, além dos boletins diários da situação da Covid-19 no município. Já estamos em tratativa com o Ministério da Saúde para que, tão logo tenhamos a vacina no país, Nova Lima já esteja pronta para iniciar a aplicação.

Entendo que o nosso principal projeto é fortalecer a cidade para enfrentar os desafios do futuro, e isso passa por um trabalho de incentivar e fazer valer o diálogo entre população e poder público. Passa também por um olhar integrado sobre Nova Lima e não regionalizado, como costumamos fazer. E, em paralelo, trazer a inovação para os serviços públicos. Estruturado no diálogo, na integração e na inovação, teremos uma cidade mais preparada para superar os desafios que não são de agora e que precisam ser encarados de frente, como a diversificação econômica, a questão da mobilidade urbana e os graves problemas habitacionais e de saneamento básico.

Um dos principais desafios que Nova Lima enfrenta, e que não é de agora, é a necessidade de diversificação econômica, que está diretamente ligada à geração de emprego e renda. E uma das mais importantes alternativas refere-se às Zonas Limpas de Desenvolvimento. Trata-se de um processo que alinha os objetivos de desenvolvimento sustentável da cidade com os diferentes potenciais de cada região, e a prefeitura atua com ações de prospecção e incentivo a empresas para que elas se instalem em Nova Lima. Por exemplo, temos um polo de inovação e tecnologia no Vila da Serra, assim como polos de Turismo em Macacos e em Honório Bicalho, dentre outros. Com esse mapeamento, prepararemos o ambiente de negócios, com a capacitação da nossa mão de obra, melhoria da infraestrutura e incentivos fiscais, para atração de empresas e negócios de baixo impacto ambiental e elevado ganho social e econômico para a cidade.

São dois pontos que trataremos como prioridade. O Plano Diretor será discutido a partir do dia 1° de janeiro e o nosso compromisso é que, ao longo do ano, ele seja atualizado e encaminhado para votação na Câmara. Governar sem Plano Diretor é limitar a poucos o direito de participar de temas tão importantes para a cidade. Sabemos da importância de ter o Plano Diretor, mas consideramos mais importante ainda que ele seja construído com ampla participação popular para que todas as especificidades de Nova Lima sejam contempladas.

Com relação ao saneamento básico, sabemos que também deverá ser uma das nossas prioridades. Um dos compromissos firmados durante a nossa campanha foi de que, nos primeiros seis meses de mandato, iniciaremos as tratativas necessárias para que os bairros Jardim Canadá, Vale do Sol, Miguelão e Água Limpa tenham redes de esgoto e sistemas de fornecimento de água plenamente instalados até 2024. Nosso ponto de partida será nesses bairros da região Noroeste por serem os mais prejudicados com a falta do saneamento.

Nem todas as ações preventivas necessárias foram realizadas ao longo de 2020 para que possamos assegurar um início de ano mais tranquilo. De toda forma, a equipe da Defesa Civil, que terá à frente o Cel. Silvio Filho, estará a postos para os atendimentos emergenciais. Em paralelo, já estamos em conversa com empresas que atuam na região, dentre elas, a Vale, para promover maior troca de informação e assim implantar uma cultura prevencionista em nossa cidade.

Estamos estruturando uma equipe técnica extremamente qualificada para a gestão do Esporte e Lazer no município e que terá o Pedro Dornas como secretário. Uma das ações dessa secretaria será a retomada de diversos campeonatos, de várias modalidades, que já aconteceram em Nova Lima, não somente o futebol ou futsal. Mas é claro que tudo isso estará atrelado aos quadros de saúde relacionados à pandemia, onde a vacina terá papel relevante na mudança da nossa rotina.

Vivemos em uma cidade privilegiada em vários aspectos, como na saúde, na educação, na nossa cultura, histórias e tradições, além de vivermos em meio a uma natureza exuberante, que deve ser preservada. Mas também temos desafios que precisam ser superados, principalmente com relação ao aumento de oportunidades para as pessoas. Meu sonho é que os nova-limenses tenham mais acesso ao emprego de qualidade e renda, à cultura, ao lazer e esporte, que tenham direito à moradia digna, que possam aproveitar o que a cidade tem de melhor e que tenham orgulho de fazerem parte dela. Para realizar esses sonhos, vamos investir em políticas públicas realmente eficazes, que possam ser aplicadas dentro da nossa realidade, com a participação popular, com mais diálogo.

3 thoughts on “‘Já estamos em tratativa com o Ministério da Saúde’, afirma João Marcelo sobre vacinação a algumas horas da posse”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.