A Tv Record denunciou nesta semana a presença de rachaduras e o surgimento de água na barragem B5 em Macacos, distrito de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Correção: Informamos, em um primeiro momento, que a barragem era a de B3/B4. Contudo, a barragem é a de B5.
A barragem que pode atingir o bairro Honório Bicalho tem 11 milhões de metros cúbicos de rejeito. A situação consta de um documento do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) garantido pela emissora.
O MP quer que a mineradora Vale contrate uma auditoria externa para atestar a estabilidade da estrutura. Pelo menos 93 pessoas que estão na Zona de Autossalvamento (ZAS) foram retiradas do local desde março deste ano.
A Vale informou que vai investigar as trincas e também a presença de água na estrutura.
[…] Em comunicado, a agência reguladora disse que esteve na barragem para vistoria depois de rumores sobre a existência de “trincas” na estrutura. […]
[…] A Agência Nacional de Mineração (ANM) fez auditorias na barragem de B5, no distrito de São Sebastião de Águas Claras (Macacos), em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A auditoria vem depois que popularizou o fato da estrutura apresentar trincas e presença de água. […]