Foto: Reprodução

Após auditoria, a Agência Nacional de Mineração (ANM) afirmou em nota que a Barragem B5, no distrito de São Sebastião de Águas Claras (Macacos), em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, “não apresenta nenhuma anomalia estrutural relevante digna de preocupação”.

Em comunicado, a agência reguladora disse que esteve na barragem para vistoria depois de rumores sobre a existência de “trincas” na estrutura.

“Há, na realidade, algumas irregularidades do talude devido à presença de animais e motoqueiros que faziam da barragem uma pista de ‘motocross’. Alguns resquícios dessas rodas de moto deixaram o talude um pouco irregular, sem motivos para preocupação”, afirmou a ANM.

A Vale, no entanto, deverá intensificar um sistema de monitoramento de possíveis deslocamentos verticais e horizontais na unidade, através de levantamento topográfico de precisão, segundo a reguladora.

Profissionais da agência estiveram no local na última terça-feira, dia 17. A barragem tem 11 milhões de metros cúbicos e capacidade para atingir Honório Bicalho, bairro nova-limense e devastar Macacos. Inclusive, ao atingir Bicalho, o rejeito inviabilizaria a captação de água no Rio das Velhas, o que iria acabar com o abastecimento de água da capital e parte da RMBH.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.