Vereador Irlan Melo - Reprodução Youtube

O vereador de Belo Horizonte, Irlan Melo (PR), afirmou nesta quinta-feira, dia 2, que poderá faltar água para a capital mineira a partir de março de 2020. Ele baseia sua fala em um ofício que recebeu da Copasa.

Irlan que é relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Belo Horizonte confirmou que a situação se dá devido a tragédia em Brumadinho, no mês de janeiro deste ano, quando uma barragem de rejeitos da mineradora Vale rompeu e vitimou até o momento 233 pessoas, sendo cinco de Nova Lima.

A saída, portanto, seria a construção de uma alternativa para o Sistema Paraopeba, que hoje vem sendo usado pela Copasa para bombeamento de água para a Região Metropolitana de Belo Horizonte e, também, para a capital mineira. Essa responsabilidade seria da Vale.

“Essa obra custaria R$ 350 milhões. A Vale já tem R$ 11 bilhões bloqueados. É só pegar desse recurso”, disse. O Ministério Público tem se adiantado à situação e tem reuniões com representantes da mineradora para discutir a situação.

Nova Lima pode ser atingida?

É bem possível que a situação atinja Nova Lima e os municípios da RMBH. Contudo, o Portal Sempre Nova Lima solicitou posicionamento da Copasa sobre a situação.

Parte da água que é usada para abastecer a região vem do Rio das Velhas e é capitada em Honório Bicalho. Este rio também está ameaçado por barragens da Vale e da Mundo Mineração, em Rio Acima.

A Copasa já havia se manifestado e dito que possui condições em abastecer a região por pelo menos 18 meses. Contudo, teria que discutir planos para o longo prazo. A nota foi emitida no dia 11 de abril, ou seja, a apenas 11 meses de março de 2020,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.