Bebê com manchas na pele após ter sido diagnosticado com meningite

Nova Lima registrou um caso de meningite e que foi devidamente notificado à Secretaria de Estado de Saúde (SES) pela administração municipal. Se trata de uma criança do Bairro Cabeceiras que em um primeiro momento teve exame como negativo para a doença, mas em uma segunda análise teve o caso confirmado.

Apesar de não haver surto no Estado, Minas Gerais já registrou 149 casos de meningite confirmados pela SES, sendo que destes, 13% evoluíram para morte, ou seja, pelo menos 19 pessoas. Em 2018, porém, Minas contou 1014 vítimas da doença e 129 mortes, mantendo os mesmos 13% de mortes.

Casos da doença ocorrem ao longo de todo o ano, sendo a versão bacteriana mais comum no inverno e, a viral, no verão. Além das vacinas contra alguns tipos de meningite, medidas preventivas, como manter ambientes ventilados e arejados e lavar as mãos frequentemente, ajudam a interromper a disseminação de muitos vírus e bactérias causadoras da doença. Evitar compartilhar alimentos, bebidas, pratos, copos e talheres também é uma forma para reforçar a prevenção da meningite.

Devido à gravidade, os casos suspeitos de meningite sempre são internados. Por esse motivo, ao se suspeitar da ocorrência da doença, é fundamental a ida até à urgência e emergência mais próxima para avaliação médica. O Portal Sempre Nova Lima publicou os sintomas (veja aqui).

O SUS oferta no Calendário Básico de Imunização vacinas que protegem contra vários agentes causadores de meningite. São elas: A BCG (Meningite Tuberculosa), a Tríplice Viral (Meningite por sarampo e caxumba), a Pentavalente (meningite por Haemofilos influenzae b em crianças abaixo de 5 anos), meningocócica C conjugada e vacinas pneumocócicas conjugadas 10 valente (meningite pneumocócica – 10 tipos).

Com o Portal Sou BH

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.