Foto: Reprodução

A mineradora Vale concluiu a obra de descaracterização da barragem Fernandinho, localizada na Mina Abóboras, no Complexo Vargem Grande, em Nova Lima. A descaraterização ainda será avaliada pelos órgãos competentes. Com isso, a barragem então perde a função de armazenamento de rejeitos e de água.

Segundo a Vale, foram cerca 558 mil metros cúbicos de rejeitos removidos em um canal de drenagem que foi criado com maior revegetação e reintegração da área ao meio ambiente local. As atividades contaram com cerca de 540 trabalhadores, majoritariamente residentes na região de Nova Lima. O trabalho foi executado com a adoção rigorosa de protocolos de prevenção à Covid-19.

A barragem com estrutura de alteamento a montante, método similar aquele empregado na barragem rompida em Brumadinho, e o processo de descaracterização das barragens deste tipo é um compromisso assumido pela Vale e uma obrigação legal, para aumentar a segurança das comunidades e das operações. Desde 2019, seis estruturas a montante foram completamente descaracterizadas e reintegradas ao meio ambiente. 

A barragem em Nova Lima já é a sexta estrutura em Minas a receber intervenção deste tipo.

Na estrutura de Mina Fábrica, em itabirito e Ouro Preto, foi finalizada também uma obra para reter os rejeitos das barragens Forquilhas I, II, III, IV e Grupo, em cenário de ruptura. A estrutura tem 95 metros de altura e 330 metros de comprimento e protege as Zonas de Segurança Secundária das referidas barragens, que incluem parte dos municípios de Itabirito, Raposos, Rio Acima e Nova Lima, além de três bairros de Belo Horizonte.

A conclusão das duas obras representa o avanço do Programa de Descaracterização de do compromisso da Vale com uma abordagem mais transparente e segura na gestão de suas barragens. 

Mineradora Vale

A conclusão da contenção é um dos passos para a descaracterização das barragens Forquilhas I, II, III e Grupo. A barragem Forquilha IV está em nível 1 de emergência, Forquilhas I, II e Grupo estão em nível 2, e Forquilhas III em nível 3 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). As estruturas seguem com monitoramento instrumental contínuo, 24h por dia, 7 dias por semana, gerido pelo Centro de Monitoramento Geotécnico da Vale.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.