Dados da administração municipal mostram que mais da metade dos óbitos por Covid em Nova Lima possuíam hipertensão arterial. Os dados constam do boletim detalhado da Prefeitura de Nova Lima.
A cidade registrou 275 óbitos pela doença desde o início do surto. De acordo com os dados, outros 10% não possuíam nenhuma comorbidade e 3% não tiveram especificação sobre se possuíam ou não.
Ainda de acordo com os dados, outros 33% possuíam diabetes do tipo mellitus; 22% outras doenças cardiovasculares; 16% doenças respiratórias crônicas; 15% obesidade; e 11% doença neurológica crônica.
A pandemia está praticamente derrotada neste momento em Nova Lima. Até a última atualização, no dia 19, não haviam pessoas internadas na cidade e apenas um óbito em investigação.
A cidade atrela ao bom momento ao alto número de vacinação. São 233.540 doses aplicadas até o dia 20. Contudo, o público jovem não tomou a dose de reforço – a terceira. Este público já pode toma-la. Apenas 2% compareceu. Deste público compreende adolescentes de 12 a 17 anos.
Dos adultos, 63% já tomaram a dose de reforço.