- Incêndio criminoso atinge residência em Nova Lima
- Nova-limense acusado de matar namorada em BH permanece em silêncio durante audiência
- João Marcelo assume presidência do Cidadania em Minas Gerais
- Faculdade Milton Campos oferece atendimento jurídico gratuito para moradores de Nova Lima e BH; confira os requisitos
- PL quer mudar regras de check-in e check-out em hotéis e pousadas de MG
A Copasa, em contato com o Portal Sempre Nova Lima através da sua assessoria de imprensa, confirmou que o Sistema Paraopeba conjuntamente à capitação de água em Honório Bicalho, garante o abastecimento da Região Metropolitana de BH, inclusive Nova Lima, por 20 meses.
Isso quer dizer que mantida as condições climáticas os dois sistemas conseguem abastecer a região até o início de 2021, segundo a estatal mineira. ” A Copasa esclarece que o abastecimento da capital e dos municípios atendidos pela Companhia na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) está sendo feito pelas represas Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores e pelo rio das Velhas. As três represas e o rio das Velhas estão com plena capacidade para atender a população por 20 meses, ou seja, até o início do ano de 2021″, disse em nota emitida ao Portal.
A afirmação é uma resposta à fala do vereador de Belo Horizone, Irlan Melo (PR), que afirmou que a capital poderá ter racionamento a partir de março de 2020. Ele afirma ter recebido um ofício da Copasa com tal afirmação. O Portal Sempre Nova Lima questionou a empresa sobre o ofício, porém, não recebeu uma resposta.
A Copasa afirmou, ainda, que mantém contato com a Vale para discutir a situação. Isso porque o motivo do problema é o rompimento da barragem em Brumadinho.
“A Copasa, agindo preventivamente, mantém entendimentos com a Vale para que haja implementação de medida que vise evitar o risco futuro de desabastecimento da população da RMBH. A medida corresponde à construção de outra captação a fio d’água no rio Paraopeba, a montante do córrego do Feijão, com a implantação de 12 km de rede para transportar essa água até a Estação de Tratamento de Água Rio Manso.”