Publicidade


Família diz ter recebido exame de outro paciente em unidade ligada ao Hospital Nossa Senhora de Lourdes

04/06/2026
às 16:00


Publicidade


Erro identificado pela própria unidade levou familiares a questionarem se o exame analisado pelos médicos correspondia realmente à criança atendida.

JORNAL SEMPRE – A família de Rhavi, uma criança atendida na Clínica Mário Roscoe, unidade vinculada ao Hospital Nossa Senhora de Lourdes, em Nova Lima, acusa a instituição de ter entregue um exame errado após um atendimento realizado para investigar uma suspeita de pneumonia.

O caso ocorreu no dia 1º de junho, quando o menino foi submetido a um raio-X. Segundo os familiares, o exame foi entregue normalmente após o procedimento. Dias depois, porém, a avó da criança recebeu uma mensagem enviada pelo próprio Centro de Imagem informando que as imagens entregues estavam incorretas e solicitando que a família retornasse à unidade para buscar o material correto.

Na sequência, uma nova mensagem explicou que outro paciente chamado Rhavi também havia realizado exame no mesmo dia e que a divergência foi identificada posteriormente pela equipe. A unidade informou que as imagens corretas já haviam sido separadas para retirada.



Publicidade


Apesar da explicação, a família afirma que perdeu a confiança no resultado. O principal questionamento é que, se houve erro na entrega do exame, não haveria como ter certeza de que apenas o nome estava incorreto e não as próprias imagens analisadas pelos médicos.

O avô da criança procurou a instituição em busca de esclarecimentos e recebeu a informação de que o problema teria ocorrido apenas na identificação do exame. Ainda assim, a resposta não foi suficiente para tranquilizar a família, que passou a questionar a segurança do procedimento e solicitou a realização de um novo exame.

Segundo os familiares, a situação causou preocupação porque o raio-X foi realizado para auxiliar na investigação de um possível quadro de pneumonia, condição que exige diagnóstico correto para definição da conduta médica. Eles afirmam que somente tiveram conhecimento do erro porque a própria unidade entrou em contato dias depois para informar a divergência.

A família também relata que um representante da instituição entrou em contato posteriormente, reconheceu a falha e pediu desculpas pelo ocorrido.

Procurada pela reportagem, a Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes não comentou especificamente o caso. Em nota, informou que, em respeito ao sigilo médico, à privacidade dos pacientes e à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), não divulga informações sobre estado de saúde, diagnóstico, tratamento ou quaisquer dados que possam identificar pacientes atendidos pela instituição. O hospital acrescentou que eventuais informações somente podem ser compartilhadas mediante autorização expressa do paciente ou de seu representante legal ou nas hipóteses previstas em lei, reiterando seu compromisso com a ética e os direitos dos pacientes.



Publicidade


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.