JORNAL SEMPRE – O Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2026, divulgado na última quarta-feira, dia 20, pelo Imazon e instituições parceiras, avaliou a qualidade de vida nos 5.570 municípios brasileiros com base em 57 indicadores sociais e ambientais. Cada cidade recebeu uma nota de 0 a 100 e uma colocação no ranking nacional.
A média nacional em 2026 foi de 63,40 pontos. O município de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, liderou o ranking pelo terceiro ano consecutivo, com 73,10 pontos. Já Uiramutã, em Roraima, apareceu na última posição, com 42,44 pontos.
Em Minas Gerais, Nova Lima foi o grande destaque ao ocupar a sexta colocação no ranking nacional, com 71,22 pontos. A cidade foi a única do estado entre os 20 municípios brasileiros com melhor desempenho.
Entre as cidades vizinhas, Rio Acima apareceu na 568ª posição nacional, com 66,04 pontos, resultado acima da média brasileira divulgada pelo levantamento.
Já Raposos ficou na 1.652ª colocação, com 63,02 pontos, índice próximo da média nacional registrada neste ano.
O IPS Brasil busca medir não apenas indicadores econômicos, como renda e Produto Interno Bruto (PIB), mas também o acesso da população a direitos, serviços essenciais e condições básicas de qualidade de vida.
O estudo é desenvolvido em parceria entre o Imazon, a Fundação Avina, a Amazônia 2030, o Centro de Empreendedorismo da Amazônia e a Social Progress Imperative.







