A partir desta segunda-feira, dia 22, até 3 de maio, panos brancos serão espalhados por Nova Lima, montados em alguns pontos e praças importantes da cidade, prontos para ouvir e registrar as memórias dos moradores locais.
Diariamente, das 9h às 17h, os residentes de Nova Lima estão convidados a participar do projeto “Moradores – A Humanidade do Patrimônio”. Desde sua criação em 2012 pelo coletivo mineiro NITRO + Alicate, o projeto se estabeleceu como um movimento de ocupação urbana voltado para a valorização e reconhecimento da memória individual como um patrimônio singular em todas as cidades brasileiras. Tudo começa com uma tenda branca, câmeras e um convite para que os moradores sejam fotografados.
Cada participante é convidado a compartilhar sua história e sua conexão pessoal com a cidade em que vive. A partir desse material, uma série de ações é promovida. A principal é uma exposição multimídia, que apresenta retratos em grande formato e projeções dos relatos dos moradores. A exposição também é integrada ao mais importante cartão postal da cidade por onde o projeto passa.
Programação
22 a 24/04 (Segunda a quarta-feira)
Praça Bernardino de Lima – Centro
25/04 (Quinta-feira)
Praça Expedicionário Raimundo Pereira Guimarães – Boa Vista
26/04 (Sexta-feira)
Pracinha da Capela – Macacos
29 e 30/04 (Segunda e terça-feira)
Praça da Estação – Honório Bicalho
01/05 (Quarta-feira)
Praça Deolindo Xavier Ribeiro – Santa Rita
02/05 (Quinta-feira)
Rua Mississipi (em frente ao Supermercado BH) – Jardim Canadá
03/05 (Sexta-feira)
Centro de Atividades Culturais (CAC) – Jardim Canadá