Nova York, EUA, 19.09.2023 - Presidente Lula discursa na abertura do Debate Geral da 78º Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Foto: Ricardo Stuckert/PR

No dia 26 de abril, a Biomm abrirá uma fábrica de insulina em Nova Lima. A inauguração, segundo o CEO da empresa de biotecnologia, Heraldo Marchezini, contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Marchezini, a fábrica é a única no Brasil do medicamento atualmente – há outras plantas no país de empresas estrangeiras.

“Vamos produzir a insulina glargina, análoga, melhor que a humana. Ela oferece maior segurança para o paciente e significa a possibilidade de mais acesso em termos econômicos e tecnológicos e, sobretudo, o tratamento para 15 milhões de diabéticos que há no Brasil”, informou ao Radar.

PUBLICIDADE

Com um investimento de 800 milhões de reais, a fábrica foi aprovada pela Anvisa no início de abril. Com capacidade para produzir 20 milhões de seringas tipo carpule por ano e em breve canetas, a Biomm afirma que desempenhará um papel estratégico para atender à crescente demanda de insulina no Brasil.

O investimento é financiado principalmente de aumentos seguidos de capital da Biomm na B3, representando 80% do total, enquanto os restantes 20% provêm da contração de dívidas, em grande parte já amortizadas.

Segundo Marchezini, uma fábrica de produção biotecnológica é “muito mais sofisticada” que uma unidade farmacêutica tradicional.

“Os padrões de segurança e os processos de construção, validação e aprovação sanitária são mais complexos. Os equipamentos são desenhados sob medida para a nossa planta. Não se compram na prateleira”, disse.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.