Foto: Fred Magno /O Tempo

O avião Cessna Aircraft 208B da Polícia Federal, que caiu no aeroporto da Pampulha nesta quarta-feira, dia 6, estava repetindo a mesma rota aérea nos últimos três dias em voos curtos por Belo Horizonte e região metropolitana.

Os voos de segunda e terça-feira (4 e 5 de março) tiveram duração de aproximadamente 30 minutos, o que levanta a suspeita de que a aeronave estava sob manutenção, em algum tipo de testagem. As informações foram obtidas através do sistema Flight Radar.

Na segunda-feira, dia 4, o avião decolou às 16h28 e pousou às 17h06, percorrendo uma rota que abrangeu Belo Horizonte e cidades vizinhas, como Nova Lima, Betim e Ribeirão das Neves. Na terça-feira, dia 5, repetiu a mesma rota, decolando às 14h29 e pousando às 14h59. Na quarta-feira, dia 6, o sistema registrou apenas o horário do acidente, ocorrido às 14h18.

PUBLICIDADE

O Cessna Aircraft 208B registrou dois incidentes aéreos anteriores, conforme dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

O último incidente, ocorrido em 2020 em São Paulo, envolveu a aeronave que partiu do aeródromo Presidente Juscelino Kubitscheck, em Brasília, com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em um voo de natureza policial. Durante o pouso, o pneu do trem de pouso esvaziou, resultando em danos leves à aeronave.

Na ocorrência de 12 de agosto daquele ano, dois tripulantes e quatro passageiros não sofreram ferimentos. A aeronave não pôde ser removida imediatamente, resultando na interdição de uma das pistas do Aeroporto de Guarulhos por quase três horas.

Em abril de 2019, a aeronave enfrentou um problema no pneu do trem de pouso. Após decolar de Brasília com destino ao aeródromo de Jundiaí, em São Paulo, o pneu esquerdo esvaziou durante o pouso. A tripulação perdeu o controle da aeronave, que só parou após exceder o limite da pista. O avião não pôde se movimentar por meios próprios e teve que ser guinchado. Os dois tripulantes não sofreram ferimentos na ocasião.

O acidente

Um acidente envolvendo um avião mobiliza o Corpo de Bombeiros na tarde desta quarta-feira, 6 de março, no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. Segundo informações iniciais, ao menos três pessoas estavam na aeronave e duas morreram devido a queimaduras.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram chamadas para prestar socorro às vítimas. Segundo informações dos militares, a terceira vítima foi resgatada pela aeronave da corporação e levada para o hospital.

Ainda não há informações sobre as causas do acidente.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.