Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

Na segunda-feira, dia 26, ocorreu um encontro entre as prefeituras de Belo Horizonte (PBH), Nova Lima e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O objetivo da reunião foi discutir possíveis soluções para os problemas no trânsito nas áreas do Bairro Belvedere, situado na região Centro-Sul da capital, e do Vila da Serra, em Nova Lima.

Há algum tempo, os residentes locais têm reivindicado melhorias no acesso e nas saídas dos bairros, uma demanda que tem sido discutida pelos líderes municipais há alguns meses. Segundo o Estado de Minas, fontes alegam que uma reunião realizada em janeiro deste ano “praticamente acertou” o projeto para as obras. No entanto, ainda não há prazo para o início das ações, e o projeto ainda não foi finalizado.

Durante a reunião, empreendedores locais trouxeram várias propostas de intervenção, incluindo a construção de uma alça na saída da MG-030, ligando-a à BR-356, entre o hotel Ceasar Business e a Leroy Merlin. A ideia é reduzir o fluxo nas avenidas Luiz Paulo Franco e Raja Gabaglia, especialmente durante os horários de pico.

PUBLICIDADE

Na reunião, membros da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) estiveram presentes, juntamente com o prefeito de Nova Lima, João Marcelo (Cidadania).

As conversas entre as prefeituras e o Ministério Público iniciaram em 2021 com a formação de um Grupo de Trabalho (GT). O GT aborda não apenas soluções para a mobilidade urbana local, mas também questões como a preservação das áreas verdes, o não adensamento da região, a criação do Parque Linear do Belvedere (uma demanda importante dos moradores locais) e a coordenação entre prefeituras, Governo de Minas e Governo Federal.

“Particularmente, entendo que é uma obra estruturante fundamental para tirar um pouco do sofrimento das pessoas que trafegam diariamente na região. Mobilidade é vida! Existe a discussão em torno de uma obra viária, sim. Mas o projeto ainda não está fechado”, disse Jarbas Soares, procurador-geral do MPMG.

As melhorias na mobilidade urbana na região têm sido solicitadas há muito tempo pelos residentes do Belvedere. Com o aumento da especulação imobiliária, especialmente no Vila da Serra, o tráfego de veículos aumentou, resultando em congestionamentos significativos em diversos horários do dia.

A Prefeitura de Nova Lima informou em nota que o Grupo de Trabalho está analisando soluções para os desafios apresentados na mobilidade urbana da região. “As medidas de engenharia ou infraestrutura são estudadas em conjunto por todos estes órgãos e a definição de quais serão executadas passam por uma avaliação metropolitana, dado o impacto em mais de uma cidade. Não se trata de uma definição isolada de apenas um dos órgãos envolvidos, mas sim de definição estratégica em conjunto”.

One thought on “Prefeituras de Nova Lima e BH se reúnem para discutir melhorias para trânsito na região do Belvedere”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.