Foto: Mosquito da dengue

PUBLICIDADE

Minas Gerais tem registrado uma média de mais de mil casos diários de dengue, zika e chikungunya, atestados por exames laboratoriais, desde o início do ano.

Os números de casos prováveis e confirmados, assim como as mortes em investigação, mais que dobraram em uma semana, de acordo com o Boletim Epidemiológico de Monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgado no dia 29. A escalada é liderada pela dengue, embora também tenha sido observado um aumento significativo na chikungunya.

Até o dia 29, Minas Gerais havia registrado 23.389 casos confirmados de dengue, 6.206 de chikungunya e um de zika, totalizando 29.257 casos. A média diária de ocorrências das arboviroses, atestadas por testes laboratoriais, é de 1.020 ao longo do mês.

Duas mortes foram confirmadas, uma causada pela dengue e outra pela chikungunya, mas o número tende a subir rapidamente, a considerar o montante a ser checado. Os óbitos em investigação subiram de 14 no boletim do dia 22 para 35 no documento do dia 29, incluindo um que foi confirmado na sexta-feira, mas retornou para análise. Dois óbitos relacionados à febre chikungunya também estão em investigação.

O número de casos está aumentando rapidamente. Os casos confirmados de dengue aumentaram de 11.490 no dia 22 para 23.389 no dia 29, e os casos prováveis subiram de 32.316 para 64.724. Apesar de liderar o aumento, a chikungunya também está se espalhando rapidamente, com casos prováveis passando de 4.353 para 8.682 e os confirmados de 3.067 para 6.206. Quanto à zika, a SES registrou oito casos prováveis e um confirmado. Não foram relatados óbitos relacionados à doença.

Nova Lima

Em Nova Lima, os casos aumentam rapidamente. Segundo o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika do dia 29 de Janeiro de 2024, Nova Lima possui 602 casos prováveis de dengue, com nenhum óbito confirmado. No dia 22 de janeiro, o número de casos era de 258. Os casos de chikungunya passaram de 3 para 11, também com nenhum óbito confirmado. O município não possui nenhum caso e nenhum óbito em relação à zika.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.