Foto: Celio Camilo / Reprodução

PUBLICIDADE

É inegável que Nova Lima é a principal cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. E é bem possível que chame mais atenção do que Betim e Contagem, que são cidades muito maiores em termos populacionais. Afinal, Nova Lima tem na última informação do IBGE, mais de 111 mil habitantes e arrecadou mais de R$1 bilhão de reais.

Mas, não apenas: o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade em 1991 era de 0,523, subiu para 0,684 em 2000 e em 2010, último dado do IBGE, já era de 0,813. É claro que os condomínios ajudam a atuar neste fator positivamente, mas é inegável que Nova Lima entrega há algum tempo programas que outras cidades não podem entregar. Um bom exemplo é o programa de línguas, aonde alunos podem estudar até Mandarim; programa de robótica; tablets e notebooks para alunos e professores, respectivamente; e agora o programa que transfere renda para mais pessoas dentro da cidade, conjuntamente ao destino de 1% do orçamento para o combate à miséria.

Nova Lima é uma cidade que também fez um grande PPP da iluminação pública, que fará a cidade ter uma boa gestão em segurança. Por falar em segurança, a cidade tem um polo de acompanhamento de câmeras interligado às polícias, a fim de coibir crimes. Não paramos por aqui! A cidade assiste cair a taxa de mortalidade infantil e em 2020 atingir o patamar da segunda menor taxa da série histórica, sendo 5,09 mortes por mil nascimentos; uma escolarização de 98,3% da população.

Nossa cidade tem uma média de 3,7 salários mínimos dos trabalhadores formais, o que faz dela a 38º cidade com maior rendimento médio do trabalho no Brasil, a 5ª no estado de Minas Gerais e a primeira na região imediata (região metropolitana). Isso reforça o IDH alto. O nosso IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o quarto melhor da região e o 116º do estado.

No entanto, sabemos que não existe cidade perfeita. Nova Lima ainda sofre com as chuvas e tenta a todo governo formas de enfrentar as situações causadas pelas precipitações. O governo municipal, inclusive, pensa em comprar um equipamento que monitore chuvas e o rio das velhas e que em caso extremos, como na última enchente em Honório Bicalho, avise por mensagem de texto sobre perigos e atenções que a população precisa ter. O trânsito também é um problema na cidade, na divisa com Belo Horizonte e requer muito dinheiro empenhado a fim de resolver a história e paciência da população. Hoje, algumas intervenções feitas no local, já reeducaram o trânsito na região e melhoraram parte do fluxo. Mas ainda há o que fazer.

O fato é que não existe cidade perfeita. Paris, Roma, Nova Iorque, Pequim, Berlim, todas as cidades apresentarão problemas, em alguma ordem. Nova Iorque, por exemplo, enfrentou enchentes agora em 2023 e assim como em Berlim. Pequim enfrenta uma severa poluição, um trânsito infernal e desemprego de migrantes. Paris tenta lutar contra o terrorismo e uma matéria de da Folha de S. Paulo fala sobre a poluição encobrindo o bonito céu da cidade. Falamos de cidades que são os desejos de todos visitar, que são bonitas e estão em países desenvolvidos. Mas apresentam problemas.

Uma vez reconhecido os prós e os contras, há algo que os prefeitos que passaram por Nova Lima enfrentaram muito bem e agora João Marcelo (Cidadania) vem arrematando de forma exemplar. A nossa cidade está em rápida transição de uma economia mineraria, de commodities, para uma economia de serviços, que prospecta empresas com alto poderio de investimento. E isso é extremamente importante para uma boa sustentação do futuro. Não é difícil lembrarmos da Biomm, empresa farmacêutica que produz insulina – uma das únicas do mundo; lembramos, também, da Bravo Motors, que vai produzir baterias para carros elétricos; e o polo de saúde no Villa da Serra, com Biocor, comprado pela Rede D’or, o Mater Dei que vem se instalando e o Hospital Villa da Serra, são exemplos vivos.

Nova Lima é uma grande cidade, cresce a cada dia e merece palmas pelo seu aniversário de 323 anos. Esta cidade é o nosso país, é a nossa alegria. Viva Nova Lima!

3 thoughts on “Nova Lima faz 323 anos: a cidade cresce a cada dia”
  1. Nova Lima era pra ser cidade modelo com essa arrecadação quando comparado com a sua população, ainda falta remedios nas farmacias populares e ruas extremamente esburacadas.

  2. Poderia muito mais … mas esquece a importância do turismo de aventura , cultural e religioso … entre outros , potenciais como o abandono total ao charmoso arraial de Macacos entregue às traças e ao tempo ! Com promessas não cumpridas , pelo prefeito e suas secretarias ! Ruas esburacadas, encostas e estradas em perigo , cachoeiras cheias de lixo esgoto ao céu aberto e o pior não consegue se quer ajudar a população desenvolver o recebimento dos recursos de indenização de 500 milhões imposto pelo ministério público federal ! Que completou no dia 15 de dezembro 2023 1 ano … sem mover um centavo em pro da sofrida população de Macacos . Infra estrutura , turismo eventos , revitalização do centrinho e o fantasma do projeto da alça! Maior contos da carochinha , que se arrasta a mais de vinte anos ! Vechame !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.