Foto: Divulgação / Governo Federal

PUBLICIDADE

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo emitida em todos os postos de identificação de Minas Gerais. Os cidadãos têm até fevereiro de 2032 para solicitá-la.

A emissão definitiva começou no dia 27 de dezembro, após um período de testes que limitava a emissão a alguns postos de identificação da capital. A nova CIN pode ser adquirida em institutos de identificação do estado, tanto da própria Polícia Civil, como também de prefeituras e de câmaras municipais.

Como solicitar

Para obter a nova identidade em Minas Gerais, agende um horário pelo site ou app do Governo, e vá ao instituto de identificação mais próximo. Apresente certidão de nascimento ou de casamento (se houve mudança de nome), junto com um documento que comprove o CPF. Não é preciso levar foto, pois será tirada no local. A identidade será entregue na residência do solicitante, eliminando a necessidade de retirada no instituto.

Validade

A nova CIN é válida por 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos, 5 anos para as de 0 a 11 anos, e não expira para quem tem 60 anos ou mais. Recomenda-se a solicitação da nova identidade para todas as idades. A renovação da carteira após o fim do prazo de validade é gratuita, mas há uma taxa em caso de perda ou extravio.

Novidades

Com a nova carteira de identidade, o RG será extinto, e o número de registro será unificado nacionalmente com o CPF, visando reduzir casos de falsidade ideológica. Originalmente, planejava-se a exclusão do campo “sexo” e a unificação dos nomes de registro e social, que passaria a ser um só dentro do campo “nome”. Contudo, o Ministério da Gestão e Inovação recuou e cancelou essa medida. O recuo foi criticado por movimentos sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.