Fachada do Hospital Nossa Senhora de Lourdes - Foto: Prefeitura de Nova Lima
Foto: Hospital Nossa Senhora de Lourdes

No último sábado, dia 20, foi realizada através da equipe do MG Transplantes, a primeira captação de múltiplos órgãos da história do Hospital Nossa Senhora de Lourdes, em Nova Lima.

A decisão da doação foi tomada pelos familiares de um paciente de 64 anos, morador de Nova Lima e internado desde o dia 16 no CTI do Hospital Nossa Senhora de Lourdes. O paciente teve morte encefálica atestada conforme a legislação vigente na última sexta feira, dia 19. Foram capados os rins, fígado e córneas, que seguiram para Belo Horizonte e atenderão pacientes que aguardam na fila de transplantes do Ministério da Saúde (MS), atualmente com mais de 50 mil pessoas. Os órgãos captados podem beneficiar até cinco pessoas.

“Em tantos anos de profissão no Hospital, foi a primeira vez que tivemos a possibilidade de captação de um maior número de órgãos, além das córneas que já são rotineiramente captadas. Em uma situação tão difícil como o óbito de um paciente, essa possibilidade nos trouxe uma esperança em salvar outras vidas”, relata Júlia Ziviani, enfermeira do CTI do Hospital.

O Hospital Nossa Senhora de Lourdes ressalta a importância da doação de órgãos e recomenda que a pessoa que tem intenção de se tornar doadora avise de maneira clara e inequívoca à sua família. “Apesar da dor dos familiares é importante saber que a instituição está fazendo parte de um processo para salvar vidas”, disse Alessandra Érica, Secretária do CTI.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.