Reprodução/Facebook


A vereadora Juliana Sales (Cidadania) comentou a situação do Rio das Velhas, em Nova Lima, que foi contaminado com a queda de sedimentos da barragem em Rio Acima.

Como consequência do vazamento do sedimento, houve morte de peixes, ficou provado quantidade excessiva de partículas em suspensão e gerou uma lama brilhante e escura amontoada nas margens do Rio da Velhas.

“Temos que agir rápido! E o motivo é óbvio: o foco da contaminação fica a 10 quilômetros a Estação de Tratamento de Água Bela Fama, aqui em Nova Lima, que é responsável pelo abastecimento de 40% da população da Região Metropolitana de Belo Horizonte e 70% da capital, um total de 5 milhões de pessoas. Isso é muito grave gente, nós não sabemos o que tem nessa lama e não sabemos exatamente o que tem na água”, disse Sales.

Ainda de acordo com Juliana, foi proposto um projeto lei para propor ações de enfrentamento na área do rio.

“Além disso, o minério acumulado causa assoreamento do rio, que consequentemente, contribui para que as enchentes aconteçam. Por esse motivo, apresentei na @camaranovalima o projeto de lei “Salve o Rio das Velhas”, que propõe ações para preservar e desassorear o Rio das Velhas em Nova Lima. Ele está em tramitação na casa e aguardando parecer de algumas comissões”, afirmou a vereadora em um post nas redes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.