Da Assessoria de Imprensa PMNL

De volta às ruas de Nova Lima, a Cavalhada de São Jorge será realizada de 21 a 23 de abril, no bairro Honório Bicalho. A programação especial inclui missa campal, procissão, bênção e shows, além da tradicional Feirinha de Bicalho e da presença da Guarda de Congado e Marujo de Nossa Senhora Aparecida.

Fundada pelo saudoso Benedito Felício Carmélio, a cavalhada volta a fazer parte das festividades de Nova Lima depois de dois anos sem ser realizada por conta da pandemia. O evento é acompanhado de perto pela comunidade, por cavaleiros e devotos de São Jorge.

A cavalhada ocorria, originalmente, no bairro Matadouro e prosseguia pela Avenida José Bernardo de Barros. Este ano, porém, passa a ocupar a Arena da Cavalhada, em Honório Bicalho, devido às obras no Espaço Cultural.

O ponto máximo da Cavalhada de São Jorge é a representação dos torneios medievais, uma encenação épica da batalha entre cristãos e mouros, ocorrida na Península Ibérica.

Em Nova Lima, as festividades ocorrem desde 1975 e vêm cumprindo o seu papel de resgatar e manter viva essa importante tradição religiosa no município.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cavalhada de São Jorge se mantém viva há 45 anos

A encenação da batalha entre mouros e cristãos é o ponto alto da cavalhada, que foi trazida para o município, há 45 anos, pelo congadeiro Benedito Felício Carmélio, conhecido como “Bené Cabeça Leve”. Devoto do santo, ao se mudar de Conceição do Mato Dentro para Nova Lima, conheceu a Festa de Nossa Senhora do Rosário. Encantado pelas tradições mantidas na cidade, criou a Cavalhada de São Jorge.

A cavalhada tem sua origem nos torneios medievais, na Península Ibérica, servindo de exercícios nos intervalos de guerra e às práticas de galanteria nas cortes e meios fidalgos. Um simulacro das lutas, entre cristãos e mouros, era praticado pelos nobres. Depois, pela burguesia e, finalmente, pelo povo, que a sancionou como auto popular tradicional.

Confira a programação completa 

Local: Arena da Cavalhada – atrás da Igreja de São José Operário, em Honório Bicalho. 

21/4 – sexta-feira 

19h – Show sertanejo com Rafael Lima 

21h – Show com Pagode do Fulex e participação especial dos expositores do projeto 

cultural “Feirinha de Bicalho” 

22/4 – sábado 

16h – Procissão da Cavalhada de São Jorge saindo da Casa de Jojó, próximo à igreja de 

Matosinhos, em direção até a Arena da Cavalhada. A procissão contará com a 

participação da Guarda de Congado e Marujo de Nossa Senhora Aparecida e imagem 

de São Jorge em carro de boi, carroças e cavaleiros devotos. 

18h – Benção dos Cavaleiros na Igreja de São José Operário 

20h30 – Show com a banda Só Atitude e participação especial dos expositores do 

projeto cultural “Feirinha de Bicalho” 

23/4 – domingo 

16h – Show com Amanda Rocha e Banda 

21h – Auto da Cavalhada de São Jorge 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.