Por Letícia Barros

A homenagem escolhida por amigos, familiares, colaboradores e personalidades de Nova Lima e de outras localidades pelos 80 anos de vida do político e empresário Vitor Penido de Barros acabou por documentar a trajetória do aniversariante de uma maneira inusitada. Mais de 100 depoimentos, declarações, histórias e sentimentos fazem parte do livro: Palavras de Gratidão; Um homem, uma cidade. A obra revela a intimidade e o caráter em relatos inéditos da vida e obra de um homem que, além de ter sido seis vezes prefeito do município e ocupado, por três ocasiões, cargo no Poder Legislativo federal e estadual, foi o responsável direto pela modernização de Nova Lima.
 
As páginas do presente, que no fim honra o político e à população nova-limense, abre acesso documental à parte não estritamente profissional e de carreira de Vitor. Na obra, a duplicação da MG-030, a instituição de postos de saúde nos bairros, a ampliação do atendimento da rede municipal de ensino, a pavimentação da Avenida José Bernardo de Barros, a criação do tratamento de água, a urbanização dos logradouros não centrais, a ampliação da arrecadação por meio dos royalties e dezenas de outras iniciativas, definitivas para o desenvolvimento da cidade, são pano de fundo do livro que, além de mostrar o resultado das mãos, revela a alma e o espírito de Penido.
 
Nas palavras da esposa, Iêda Magalhães, “Amor da minha Vida”, onde os melhores ensinamentos compartilhados pelo marido foram honestidade e simplicidade. Para a filha Viviane Sarti “Alguém que ainda me oferece o mundo, que corre por mim se preciso for, e que permanece me reerguendo sempre”. Emocionante e factual, do início ao fim, há depoimentos também de pessoas, antes, perfeitas estranhas, mas que com o tempo tornaram-se chegados como irmãos. “Fui acolhido no seio daquela família de uma forma tão diferenciada que, por vezes me confundia com os demais membros da casa”, escreveu Quinzinho, amigo de longa data.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO


 
Para educadora Maria Aparecida Machado, Vitor Penido “acreditou nos valores humanos e construiu pontes para que os outros encontrassem e explorassem novas direções”, assim como sugere Jean Piaget quando ensina que o principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas. Em seguida, Maria cita mais de 16 ações inéditas e revolucionárias que, segundo ela, transformaram os rumos da educação de Nova Lima, todas de autoria das gestões Vitor Penido. Uma leitura excepcional, pois, não se trata de um político ou de seus assessores e apoiadores fazendo comunicação, e sim de uma promoção espontânea, originada no desejo popular.
 
Para o Sempre Nova Lima, Vitor Penido abriu o coração sobre a homenagem. “Esse presente maravilhoso me levou às lágrimas. O meu posicionamento durante a vida particular e pública nunca teve a pretensão de ter reconhecimento. O motivo das minhas decisões era ter a consciência tranquila, a força de vontade em ver o bem e as coisas boas acontecerem e me ligar às pessoas, pois, ninguém vence sozinho ou para si apenas. Então, esse reconhecimento me leva à um novo e antigo lugar. Andar corretamente e fazer o bem vale a pena até o fim. Eu amo Nova Lima e trabalharei por nossa gente enquanto existir”.
 
Editado e publicado pela editora 7Autores,  o livro Palavras de Gratidão: Um homem, uma cidade está em sua terceira edição, sendo que uma porcentagem de cada exemplar vendido será revertida para o Lar dos Idosos, em Nova Lima. O lançamento da obra foi realizado no final do ano passado, para familiares, amigos e pessoas que participaram cooperando com os depoimentos. Em fevereiro de 2023, uma noite de autógrafos foi organizada, aberta para toda população; teve casa cheia e a presença de personalidades influentes da cidade e do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.