A Prefeitura de Nova Lima confirmou nesta quinta-feira, dia 22, a primeira morte em decorrência da dengue, doença transmitida pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor também da Chikungunya, Zika e Febre Amarela. O homem era morador da região Nordeste.

Segundo informações do Portal Nova Lima de Notícias, a vítima tinha 45 anos e era morador do Vila Nova Suíça, na região baixa do bairro. A morte aconteceu na madrugada desta quinta, apontou o jornal. A prefeitura, portanto, não confirmou o perfil até momento.

O monitoramento feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), mostra que até o dia 21, foram 116 confirmações de dengue em âmbito municipal e outras sete de Chikungunya. Já dados coletados pela prefeitura, com base no Levantamento de Rápido de Índices para o Aedes aegypti – LIRAa, mostra que está em 5,2%, “portanto, em estado de alerta contra a doença e o Aedes aegypti”, afirma o órgão Executivo local.

ANÚNCIO

Segundo a Secretaria de Comunicação (SECOM) da prefeitura “A equipe de
combate às endemias está atuando durante as visitas domiciliares, especialmente
nos bairros com índice mais alto”, como forma de controle e propagação do
mosquito transmissor.

De acordo com SECOM, pratos de plantas, baldes, frascos e vasilhas de plástico representaram mais da metade do total de criadouros com larvas do mosquito encontrados pelos agentes de endemias.

Sinais da dengue

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele. Já a forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Sinais de alarme da dengue:

  • Dor abdominal;
  • Vômitos persistentes;
  • Acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);
  • Hipotensão postural e/ou lipotímia;
  • Letargia e/ou irritabilidade;
  • Hepatomegalia maior do que 2cm abaixo do rebordo costal;
  • Sangramento de mucosa e;
  • Aumento progressivo do hematócrito.

Cuidados e controle

Verificar fechamento da caixa d’água, virar ao contrário recipientes que acumulam água como garrafas, limpar calhas, tapar ralos; limpar bandeja externa da geladeira, vasilhas dos bichos de estimação e não deixar água parada de forma alguma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.