A Prefeitura de Nova Lima confirmou nesta quinta-feira, dia 22, a primeira morte em decorrência da dengue, doença transmitida pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor também da Chikungunya, Zika e Febre Amarela. O homem era morador da região Nordeste.
Segundo informações do Portal Nova Lima de Notícias, a vítima tinha 45 anos e era morador do Vila Nova Suíça, na região baixa do bairro. A morte aconteceu na madrugada desta quinta, apontou o jornal. A prefeitura, portanto, não confirmou o perfil até momento.
O monitoramento feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), mostra que até o dia 21, foram 116 confirmações de dengue em âmbito municipal e outras sete de Chikungunya. Já dados coletados pela prefeitura, com base no Levantamento de Rápido de Índices para o Aedes aegypti – LIRAa, mostra que está em 5,2%, “portanto, em estado de alerta contra a doença e o Aedes aegypti”, afirma o órgão Executivo local.
ANÚNCIO
Segundo a Secretaria de Comunicação (SECOM) da prefeitura “A equipe de
combate às endemias está atuando durante as visitas domiciliares, especialmente
nos bairros com índice mais alto”, como forma de controle e propagação do
mosquito transmissor.
De acordo com SECOM, pratos de plantas, baldes, frascos e vasilhas de plástico representaram mais da metade do total de criadouros com larvas do mosquito encontrados pelos agentes de endemias.
Sinais da dengue
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele. Já a forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.
Sinais de alarme da dengue:
- Dor abdominal;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);
- Hipotensão postural e/ou lipotímia;
- Letargia e/ou irritabilidade;
- Hepatomegalia maior do que 2cm abaixo do rebordo costal;
- Sangramento de mucosa e;
- Aumento progressivo do hematócrito.
Cuidados e controle
Verificar fechamento da caixa d’água, virar ao contrário recipientes que acumulam água como garrafas, limpar calhas, tapar ralos; limpar bandeja externa da geladeira, vasilhas dos bichos de estimação e não deixar água parada de forma alguma.