“Economia Criativa, Arte e Cultura e Sustentabilidade: Os desafios da integração dos saberes populares em tempos de inteligência artificial”. Este é o tema da palestra que o produtor executivo do Coletivo Cultural “Música na Árvore”e gestor cultural, André Trindade, realizará neste sábado, dia 25, das 10h30 às 12h, na sede do Centro de Educação Ambiental da Anglogold Ashanti, em Nova Lima. Em seguida, o músico e pianista Will Motta, acompanhado porRobinho Batera na bateria e Neo Andrade no baixo, se apresentarão com um repertório instrumental variado de músicas nacionais e internacionais, que caminham do pop ao baião, passando pelo samba e bossa nova. 

No show case, Will Motta vai falar também sobre sua carreira e um pouco de sua história, que conta com experiências junto ao grupo Lombinho com Cachaça, Fernando Ângelo e HocusPocus, e relatar como vem sendo suas participações atuais ao lado de artistas renomados como Beto Guedes, Tadeu Franco, Paulinho Pedra Azul, Nepal, Código B, Bauxita, Play, dentre outros. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

A palestra e o show case integram as atividades do projeto “Música na Árvore Instrumental – SOLAR”, que também realizará oficinas de literatura e de música para alunos e professores do 4º e 5º ano de escolas municipais de Nova Lima, nesta sexta-feira, dia 24.

O objetivo do projeto, de acordo com o coordenador geral do Coletivo Cultural, Robson Assis, é promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística, por meio da valorização de recursos humanos e conteúdos locais, da sustentabilidade e da acessibilidade. 

Ele conta que a oficina de Literatura sobre a obra de Fernando Sabino, com o professor Marcos Catarina, oferecerá aos participantes a oportunidade de conhecerem os aspectos técnicos da poesia, desenvolvimento e produção de textos. “Serão ministradas ainda aulas de expressão corporal, dicção e interpretação”, acrescenta Robson Assis, explicando que a oficina conta com o apoio do Instituto Fernando Sabino, que está doando livros e revistas para o desenvolvimento das ações.

Já a oficina de música será ministrada pelo mestre em Música pela UFMG, Luciano Soares, e visa associar a teoria da música ao cotidiano, trabalhando a diversidade e os temas de teoria musical, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências, por meio da audição de teoria musical de forma lúdica e prática. 

Todas as atividades terão tradutor intérprete de Libras, acessibilidade adequada para idosos e pessoas com dificuldades de mobilidade.

O projeto “Música na Árvore” é executado por meio de recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CEMIG, apoio da Anglogold Ashanti, realização da Muzak Promoções e Eventos e apoio da GSL Metalúrgica.

SERVIÇO: COLETIVO CULTURAL “MÚSICA NA ÁRVORE” – OFICINAS E SHOW CASE

OFICINA DE LITERATURA

Data: 24/03/2023 (sexta-feira)

Horário: 8h30 às 9h50

Escola participante: Escola Municipal Vera Wanderley Dias (40 pessoas – alunos do 5º ano e professores).

OFICINA DE MÚSICA

Data: 24/03/2023 (sexta-feira)

Horário: 13h30  às 15h20

Escola participante: Escola Municipal David Finlay (72 pessoas – alunos do 4º e 5º ano e professores)

PALESTRA E SHOW CASE

Data: 25/03 (sábado)

Horário: 10h30 às 12h

Atividades:  Palestra (André Trindade) e show case com Will Motta e Trio, aberto ao público.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.