Foto: Prefeitura de Nova Lima - João Marcelo (no meio), ao lado do secretário de Educação, Pedro Dornas, o vereador José Doroteu (à direita de João) e representantes da sociedade civil - 31/01/2023 - A imagem pode não retratar a realidade de momento e é apenas ilustrativa.

Da Assessoria de Imprensa

O Governo Municipal oficializou, na terça-feira (31/01), na Casa do Educador, a parceria com quatro organizações da sociedade civil (OSCs) para a instalação e abertura de creches em diferentes regiões da cidade. Por meio dessa iniciativa, serão disponibilizadas 640 vagas para a educação infantil, que compreende crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses completos.

O convênio é uma medida emergencial para solucionar temporariamente a grande demanda por esse serviço, que ainda não consegue ser suprida em sua totalidade pela estrutura existente no município. O contrato, com vigência de 30 meses, estabelece que as entidades credenciadas providenciem a locação de cinco espaços em pontos distintos da cidade e os adaptem para receber os estudantes, conforme os critérios estabelecidos pela Superintendência Regional de Ensino (SRE).

A parceria não inviabiliza a construção de novos Centros de Educação Infantil, que integram a proposta de governo dessa gestão. O convênio visa garantir que 800 crianças e suas famílias, que hoje esperam na fila da creche, tenham acesso ao que é de direito. Simultaneamente, os processos de construção de novas unidades de ensino, reforma e ampliação seguem a todo a vapor.

A previsão é de que, até o segundo semestre de 2023, estejam em funcionamento quatro creches na Sede, quatro na região Noroeste e duas na região Nordeste de Nova Lima. Além da abertura dos espaços, os credenciados ficarão responsáveis pela gestão administrativa e do ensino, provendo todo o efetivo de profissionais qualificados e insumos necessários para o atendimento dos estudantes.

O planejamento das atividades pedagógicas, assim como todos os serviços a serem executados conforme o contrato, será acompanhado integralmente pela assessoria técnica da Secretaria Municipal de Educação, a fim de assegurar um ensino de qualidade e a aprendizagem das nossas crianças.

De acordo com o convênio, a entidade deverá ainda disponibilizar sistema de monitoramento e vigilância 24h em todas as unidades, garantir a organização, manutenção e limpeza dos espaços, dentre outros serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.