Foto: Reprodução/Facebook – Prefeito JM na B3
Com assessoria de imprensa
Após um inédito leilão na bolsa de valores de São Paulo (B3), com a presença do prefeito João Marcelo (Cidadania), a cidade de Nova Lima definiu o vencedor do certame que vai tocar a revolução na iluminação pública nova-limense.
O leilão, que contou com a participação de cinco proponentes, foi vencido pelo consórcio Smart Lux, representada pela corretora Novinvest, que apresentou oferta de contraprestação mensal máxima de R$ 281.145,39, o que representa um deságio de 56,19% em relação ao máximo previsto em edital.
O projeto é estruturado em parceria com a CAIXA e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com financiamento do Governo do Japão. O leilão selecionou a proposta mais vantajosa, mediante critério de menor valor de contraprestação mensal máxima, para a delegação dos serviços de iluminação pública, incluindo a instalação, melhoramento, desenvolvimento, modernização, expansão, eficientização energética, operação e manutenção da rede municipal de iluminação pública.
“A gestão de uma cidade é de tal complexidade que precisamos contar com parcerias externas, sobretudo quando o assunto é infraestrutura. Com esta PPP, além de reduzir pela metade o gasto com energia elétrica do município, vamos proporcionar mais segurança para a população, seja no convívio noturno em espaços públicos como na maior atratividade turística e na diversificação econômica que tanto buscamos para Nova Lima, dentro do conceito de sustentabilidade que a modernização e a eficiência energética trazem”, explica o Prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez.
Projeto da PPP
A cidade possui atualmente em torno de 20 mil pontos de iluminação pública, sendo que, desses, aproximadamente 6 mil foram modernizados, entre 2019 e 2020. O projeto da PPP considera a modernização, no primeiro ano de contrato, dos quase 14 mil pontos ainda não contemplados.
Já no início do contrato, a concessionária será responsável, portanto, pela operação e manutenção de todo o parque (20 mil pontos), bem como de 8 mil novos pontos a serem instalados, tanto em áreas ainda não atendidas por iluminação pública, quanto para suprir as necessidades decorrentes de uma futura expansão do município.
Com a implantação da tecnologia de telegestão, que também consta no projeto, o operador da rede consegue saber exatamente a localização de cada ponto de luz, recebendo instantaneamente informações sobre seu desempenho ou possíveis falhas no equipamento, providenciando a manutenção de forma mais ágil. Está prevista ainda a possibilidade de serem contemplados serviços acessórios para tornar a cidade mais inteligente, como wi-fi gratuito no município e câmeras de segurança.
“Por meio do projeto leiloado hoje, cerca de R$ 58 milhões serão investidos na implantação de tecnologia LED, instalação de câmeras de segurança e disponibilização de wi-fi por toda a cidade, trazendo mais segurança e comodidade para os cerca de 90 mil habitantes. Nós, da B3, temos muito orgulho em contribuir para o encontro de bons projetos públicos com investidores privados, por meio de um serviço de assessoria de caráter técnico e marcado pela transparência e governança”, comentou Rogério Santana, diretor de Relacionamento com Clientes da B3.