Cinema na Cidade em Congonhas/MG – Agosto de 2022 – Foto Léo Lara

#PUBLIEDITORIAL

O programa Cinema na Cidade 2022 chega a Nova Lima, nos dias 9 e 10 de novembro (quarta e quinta) e acontece no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima que, recentemente, reabriu suas portas para o público. Idealizado pela Universo Produção, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Cedro Mineração e apoio da Prefeitura Municipal de Nova Lima, a ação oferece uma programação cultural gratuita que inclui sessões de cinema para todas as idades, intervenções circenses e show de mágica. Além da democratização do acesso à cultura e à sétima arte, o projeto, que promete divertir e emocionar a população local em dois dias de programação intensa e gratuita.

“O Cinema na Cidade é um programa de integração e expressão da nossa cultura que proporciona o encontro amplo do público com o cinema brasileiro em diálogo com as outras as artes, promove intercâmbio, reflexão, formação de novas plateias e ocupa de forma saudável e democrática os espaços públicos de cada cidade. Além disto, fomenta a indústria do entretenimento, gera empregos e renda para o setor e movimento a economia nas cidade por onde ele passa. “, destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral do Cinema na Cidade.

As ações do programa são ancoradas no cinema, educação, circo e teatro, beneficiando educadores, estudantes e o público em geral do município. Atende diversas faixas etárias etem o propósito de envolver e reunir famílias, grupos de amigos e a comunidade para participar das ações planejadas, também, para favorecer o convívio, a integração, o desenvolvimento e a inovação.

CINEMA NA CIDADE NO TEATRO MUNICIPAL DE NOVA LIMA – PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO  

Nova Lima é a 10a cidade a sediar o Cinema na Cidade 2022 que será instalado no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima que foi construído na década de 40 por iniciativa do prefeito Antônio Manoel Franzen de Lima. O projeto é do italiano Raffaelo Berti, em estilo eclético, com visíveis características do período art déco.  O Teatro foi tombado em 2000 (decreto nº 1654), como patrimônio histórico e artístico de Nova Lima.

Localizado à rua Padre João De Deus, 243, Centro, o Teatro Municipal foi revitalizado e reabriu suas portas para o público recentemente e será sede do Cinema na Cidade nos dias 09 e 10 de novembro. O equipamento cultural será  transformado  em palco da sétima arte e receberá a instalado de um cinema para realização de sessões com exibições de filmes que prometem agradar todas as idades. No dia 09 de novembro, tem sessão de cinema com acessibilidade visando a inclusão de todos os públicos.

Programação

No dia 09, quarta, às 18h, o público será recebido com uma intervenção circense que tem a participação de três artistas locais que realizam projeto social na cidade. Às 18h30 será a vez do Palhaço Maizena apresentar o espetáculo 220Volts, um espetáculo eletrizante e muito divertido. Logo após, temos sessão de cinema com curtas para toda a família e com acessibilidade, para que todos possam aproveitar! Na sequência, o público vai vibrar com o mágico Roni Rodan que apresenta um incrível show de mágica. Finalizamos o dia com a comédia “Juntos e Enrolados”, direção de Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put , com a atriz  Cacau Protásio e Rafael Portugal. Lançado em janeiro de 2022, o filme conta a história de Júlio e Daiana que, após dois anos juntos, finalmente conseguem economizar o suficiente para realizar a tão sonhada festa de casamento, mas pouco antes da cerimônia, uma mensagem no celular do noivo acabou enrolando todos os planos. O casamento pode até ser cancelado, mas a festa não pode parar!

No dia seguinte, quinta-feira dia 10, todas as atenções estarão no representante brasileiro para o Oscar 2023, o filme mineiro “Marte Um” direção de Gabriel Martins que terá uma sessão inédita em Nova Lima. O filme conta o dia a dia de uma família negra de classe média baixa na periferia de uma grande capital. Entre trabalhos, utopias, amores e traumas, os Martins tentam seguir vivendo num Brasil em mudanças. O público será recebido às 19h com intervenção circense e o filme terá início às 20h.

A entrada é gratuita, porém, em ambos dias, os ingressos deverão ser retirados a partir de 60 minutos antes do início da programação, ou seja, na quarta a partir das 17h e na quinta a partir das 18h

A programação do Cinema na Cidade é para toda a família e aproveitem que Nova Lima é a 10ª e última cidade  a receber o programa, fechando a programação de 2022, levando arte e cultura para o interior do estado.

Sobre o programa

O Cinema na Cidade é um empreendimento audiovisual que está caracterizado por sessões de cinema brasileiro em espaços alternativos de exibição, que, em circuito itinerante, percorre comunidades e cidades do interior de Minas Gerais que em sua maioria não possuem ou tiveram suas salas de cinema fechadas. Portanto, a realização desta iniciativa vai proporcionar, muitas vezes, o acesso do público, pela primeira vez, a uma sessão de cinema.

Realizado pela Universo Produção, a edição 2022 do Cinema na Cidade – já contemplou 10 municípios do interior de Minas Gerais – Mariana, Itabirito, Antônio Pereira (distrito de Ouro Preto), Rio Acima, Santa Bárbara, Brumal (distrito de Santa Bárbara), Congonhas, Catas Altas, Barão de Cocais, Nova Era e Nova Lima, de março a novembro, com uma programação gratuita para todas as idades em espaços públicos de cada cidade. Na tela, a diversidade da produção do cinema brasileiro. No palco, a música, o teatro e o circo fazem uma ponte com os valores dos locais onde o programa acontece.

Ao realizar o programa Cinema na Cidade, a Universo Produção, os patrocinadores e Prefeituras Municipais, juntos, estarão atuando para contribuir com a formação do cidadão consciente e ético, preparado para enfrentar os desafios do mundo atual.

O CINEMA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

CINEMA PARA TODOS. CINEMA ITINERANTE. CINEMA GRATUITO.

CINEMA NAS PRAÇAS. CINEMA NA CIDADE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.