Barragem B3/B4 em Macacos, distrito de Nova Lima

A Vale informou em contato com a redação do Jornal Sempre Nova Lima que apenas um piezômetro foi atingido por incêndio que foi registrado na barragem B3/B4 em Macacos, distrito de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“A Vale esclarece que acionou o Corpo de Bombeiros na noite do último dia 2 para combater um foco de incêndio na área da barragem B3/B4, no distrito de Macacos, em Nova Lima (MG). A situação foi controlada desde a madrugada do mesmo dia e as causas do ocorrido estão sendo investigadas. O fogo, apesar de ter atingido parte da barragem, não alterou suas condições de segurança. Apenas 1 piezômetro de 16 instalados na barragem foi impactado pelo incêndio e a manutenção do instrumento está programada para esta quarta-feira. Não houve impactos para a eficiência do monitoramento da estrutura, que segue sendo monitorada 24 horas por dia, sete dias por semana”, informou a mineradora, que continuou, explicando que a barragem está em descaraterização.

“A Barragem B3/B4 está em processo de descaracterização. Até o momento, cerca de 40% dos rejeitos do reservatório da estrutura foram retirados. A atividade está sendo executada por equipamentos não tripulados, sem ninguém dentro dos caminhões, escavadeiras e tratores que realizam a retirada do material. As máquinas são operadas remotamente, com segurança para os operadores, a partir do Centro de Operações Remotas, estruturado pela empresa a cerca de 15 quilômetros da barragem. A B3/B4 está em nível 3 de emergência e integra a lista de 30 barragens da empresa que usam o método de construção a montante. A previsão de conclusão no momento, a julgar pelo ritmo das intervenções e estabilidade da estrutura, é finalizar a obra em 2025, dois anos antes do previsto.’

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.