A Prefeitura de Nova Lima fez um evento nesta última quinta-feira, dia 11, para anunciar o que a equipe de João Marcelo (Cidadania) vem chamando de revolução tecnológica da educação. Mais de 8 mil alunos e educadores participarão da inovação.
De acordo com o município, pelo menos R$50 milhões de reais serão investidos. Dentre os investimentos, estão a aquisição de tablets e notebooks para estudantes e educadores, telas interativas para as salas de aula, além de outros serviços inéditos no município.
O programa inclui a entrega de 7 mil tablets de última geração para alunos do 1º período ao 9º ano. Cada estudante receberá ainda um chip móvel que garante acesso a 60 GB de internet anuais, capa e película protetoras, teclado bluetooth, Windows 10 e Pacote Office oficial instalado. A navegação dos estudantes na internet será monitorada pela equipe de tecnologia da informação da Secretaria Municipal de Educação, a fim de coibir o acesso a conteúdos impróprios ou que não se enquadrem na proposta pedagógica.
Serão contemplados também mil professores, supervisores e diretores que se enquadram nos critérios de prioridade. Esses servidores receberão um notebook, chip móvel que garante acesso 120 GB de internet anuais, roteador wi-fi que permite o compartilhamento do sinal com mais dez dispositivos simultâneos e um mouse wireless, bem como outras ferramentas que integram o Windows 10 e Office, indispensáveis para a planejamento diário das atividades pedagógicas.
O prefeito destacou o acesso à internet disponível nos dispositivos: “Mais do que disponibilizar internet gratuita, contaremos com um sistema que capta o melhor sinal por região da cidade, com estabilidade e acesso móvel, inclusive em locais com dificuldades de conexão”, pontua. “Investir na melhoria das condições de trabalho dos profissionais e de estudo dos alunos são ações que contribuem, diretamente, para aumentar o aprendizado. Prezamos pelo cuidado com o hoje para que nossos cidadãos estejam preparados para os desafios do futuro”, complementa o JM.
O programa contempla ainda telas interativas para todas as escolas, acesso à plataforma Google Classroom, com login exclusivo para cada aluno, assim como jogos matemáticos e de raciocínio lógico. Para o secretário municipal de educação, Pedro Dornas, a proposta é tornar as aulas mais dinâmicas e enriquecedoras. “Por meio desses recursos, os educadores e estudantes poderão explorar toda sua criatividade, tornando o processo de aprendizagem cada vez mais atrativo. O programa é um marco histórico para a educação de Nova Lima”, comemora.
Com assessoria de imprensa