O Brasil vai passar por mais uma campanha eleitoral a partir desta terça-feira, dia 16. Após passarmos por uma gravíssima pandemia, estresse institucional, extrema crise social e vários outros marcos nos últimos quatro anos, a população poderá escolher novamente seus governantes e representantes.

O público votará para presidente, governador, deputado federal, estadual e senador. A política que já vem quente desde a pré-campanha, parece contar com forte polarização entre o ex-presidente Lula e o atual presidente Jair Bolsonaro.

Ambos vêm dando a tônica da discussão eleitoral. Na última pesquisa Ipec (antigo Ibope), Lula apareceu com 44% das intenções de voto, contra 32% de Bolsonaro. O cenário retratado pode ser de primeiro turno.

O debate eleitoral ainda poderá ser recheado de fake news, apesar do Whatsapp ter fechado o cerco para estes conteúdos, como limitar o compartilhamento para apenas cinco pessoas. Em 2018, as fake news foram o grande problema da eleição.

Contudo, já circulam algumas informações falsas de que o ex-presidente Lula vai sequestrar investimentos de quem tem mais que R$250 mil reais. Além de não fazer sentido econômico algum, a informação falsa jamais foi dita por ninguém da campanha do PT e nos governos do partido isso jamais foi pauta. Outra fake news foi dizer que Lula fechará igrejas.

O intuito desta estratégia (que é crime), é tentar tirar votos do primeiro colocado nas pesquisas. O voto da classe média e dos religiosos têm sido visto como essencial para as campanhas.

No cenário para deputado, Nova Lima terá alguns candidatos: além do ex-prefeito Carlinhos Rodrigues (PT), candidato a deputado federal, e o ex-vereador Wesley de Jesus (PP) – candidato a deputado estadual -; a cidade terá a vereadora Juliana Sales (Cidadania) candidata a deputada estadual; a também vereadora Viviane Mattos (União Brasil), que está pleiteando uma vaga na Câmara Federal. A professora Roberta Zanon (PSOL) é mais uma candidata nova-limense e é candidata a deputada estadual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.