Marcello CasalJr/ Agência Brasil

O 5G é a modalidade de internet mais rápida no mundo. Atualmente o 4G se popularizou e já conseguiu aumentar significativamente a velocidade da internet e a transmissão de dados.

Contudo, com o 5G a tendência que mais dados sejam transmitidos, em menos tempo e com velocidade bem superior. Brasília foi a primeira cidade no país a liberar o sinal.

Contudo, é bem possível que Nova Lima precise esperar mais tempo. A Anatel, órgão regulador do setor, dividiu as cidades por quantidade populacional para lançamento da nova geração.

Até 1° de janeiro de 2026, cidades com até 30 mil habitantes e entre 30 a 100 mil e que não tenham sido cobertas anteriormente na lista de cidades a partir de 100 mil, receberão o sinal.

Na iminência de receber a evolução tecnológica, o município deve preparar infraestrutura e mudança na legislação para posicionamento de antenas e repetidores de sinal, a fim de deixar a cidade preparada.

O 5G abrirá um leque de oportunidades e de avanços tecnológicos. Por exemplo, será possível baixar arquivos grandes em pouco tempo e conectar mais aparelhos, como eletrodomésticos ligados à internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.