Da assessoria de imprensa


Na manhã desta segunda-feira (11), o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, anunciou a troca de comando em 12 áreas do governo. As mudanças foram comunicadas em encontro realizado com o secretariado, na Pensão Retiro. Ao longo do dia, reuniões de alinhamento serão feitas entre o chefe do Poder Executivo e assessores das pastas da Gestão Municipal.

Foram apresentados os novos gestores das secretarias de Administração, Comunicação, Desenvolvimento Social, Fazenda, Governo, Habitação, Obras e Serviços Urbanos, Segurança e Mobilidade Urbana, Projetos Estratégicos e Saúde, além da Ouvidoria-Geral do Município. A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão será ocupada interinamente até que o novo chefe da pasta seja anunciado.

“Completamos um ano e meio à frente da Prefeitura e já encaramos muitos desafios. Temos feito bastante pela cidade, atendendo demandas históricas, com a entrega de importantes serviços e equipamentos públicos para a população, mas queremos fazer muitos mais”, afirmou João Marcelo.

Segundo o prefeito, as mudanças buscam trazer mais soluções, agilidade e eficiência para a Gestão Municipal. “Agradeço a todos que colaboraram como nosso governo de maneira decisiva, mas agora é o momento de trazer uma equipe nova. Tenho certeza que esse secretariado vai contribuir ainda mais com o nosso compromisso de cuidar das pessoas, para melhorarmos, a cada dia, a nossa cidade e a qualidade de vida dos nova-limenses”, ressaltou.

Novos gestores

Sete novos gestores chegam para trabalhar na Prefeitura de Nova Lima. O líder do governo na Câmara Municipal, Álvaro Azevedo, solicitará afastamento do cargo de vereador, para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social. O advogado e ex-prefeito de Itaguara, Alisson Batista, é o novo secretário de Fazenda.

A ex-intendente da Cidade Administrativa do Governo do Estado de Minas Gerais, GrasielleEsposito, assume a gestão da área de Projetos Estratégicos. A Secretaria de Comunicação será liderada por Maria do Socorro Almeida, que fez carreira como gestora pública no governo estaduale também atuou na iniciativa privada. Já a Secretaria de Habitação passa a ser comandada por Luciana Vasconcellos, que foi secretária adjunta de Relações Institucionais do Governo do Estado do Ceará.

O engenheiro civil Marcelo Pinto, ex-secretário municipal de Obras de Mariana e subsecretário de Manutenção Viária e Serviços de Contagem, é o novo secretário de Obras e Serviços Urbanos. Já a Secretaria de Administração fica sob comando de Henrique Pimenta, que foi gerente administrativo-financeiro e diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Prefeitura de Belo Horizonte.

Reformulação interna

Quatro servidores que estavam no governo tomaram posse em novos cargos. Cristiano Gomes, que estava interinamente na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, fica em definitivo como chefe da pasta, deixando a Secretaria de Fazenda. Diego Garzon, que já liderou a pasta doDesenvolvimento Social e estava à frente daSecretaria de Governo, é o novo secretário de Saúde. Francisco Cançado deixa a Administração para assumir a Secretaria de Governo e, de maneira interina, a de Planejamento e Gestão. Por fim, Isadora Alves, que era diretora de Projetos Estratégicos, passa a ser a ouvidora-geral do município.

Veja o currículo resumido dos novos secretários:

– Alisson Diego Batista Moraes – secretário municipal de Fazenda

Advogado e especialista em Direito Constitucional, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, mestre em Ciências Sociais pela PUC-MG / Área de concentração: Políticas Públicas e Poder Local, foi prefeito de Itaguara-MG entre 2009 e 2016. Dirigiu o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itaúna e foi secretário de planejamento de Itaúna. Também atuou como servidor público em Itabira nas funções de assessor de Projetos e Captação de Recursos, secretário de Planejamento e chefe de Gabinete.

– Álvaro Alonso Perez Morais de Azevedo – secretário municipal de Desenvolvimento Social

Formado em Administração de Empresas peloCentro Universitário Metodista Izabela Hendrix e pós-graduado em Poder Legislativo e Políticas Públicas pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e em Gestão de Projetos e Gestão de Negócios pelo Instituto de Educação Tecnológica (Ietec), atualmente, é líder do Governo João Marcelo na Câmara Municipal (vereador reeleito). Atuou como gestor de Planejamento da Prefeitura de Rio Acima e trabalhou na Gerência de Comunicação e Relacionamento com Comunidades da AngloGold Ashanti.

– Cristiano Antônio Vieira Gomes – secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

É capitão de Mar e Guerra (coronel) da Marinha do Brasil, graduado em Administração de Sistemas, com Aperfeiçoamento em Administração Pública, MBA em Gestão Empresarial pelo COPPEAD UFRJ e Mestrado em Ciências Navais pela EGN-RJ. Fez carreira na Marinha do Brasil, atuando por mais de 30 anos nas áreas de Orçamento e Logística, com destaque para as funções de assessor de Planejamento, Orçamento e Patrimônio do Gabinete do Comandante da Marinha; encarregado da Divisão de Avaliação e de Planejamento Orçamentário do Estado-Maior da Armada e chefe do Departamento de Finanças da Brazilian Naval Commission em Washington-DC, dentre outras. Em Nova Lima, exercia o cargo de secretário de Fazenda.

– Diego Garzon Henrique – secretário municipal de Saúde

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, possui especialização em atendimento a vítimas de crimes violentos e em Psicanálise. Em mais de 15 anos de experiência na área pública, tem passagens pelo Governo do Estado de Minas Gerais, Prefeitura, Sindicato e Associação de Servidores, em áreas como a Assistência Social, Direitos da Cidadania e defesa das minorias. Foi diretor, por quase quatro anos, do Centro Risoleta Neves de Atendimento de Minas Gerais – Cerna. Ocupou, por duas vezes, o cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Social e, por último, de secretário municipal de Governo.

– Francisco Eduardo de Queiroz Cançado – secretário municipal de Governo e interino de Planejamento e Gestão

Bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Público e em Gestão de Contas Públicas, Fiscalização, Controle Interno e Externo de municípios e master coaching, atuou como diretor-presidente da Copanor e na Diretoria de Gestão Corporativa da Copasa-MG. Também foi secretário de Planejamento e Gestão, cumulativamente com a Secretaria Municipal de Saúde, na Prefeitura de Bom Despacho, onde também atuou como procurador jurídico. Em Nova Lima, estava à frente da Secretaria Municipal de Administração.

– Grasielle Oliveira Esposito – gestora de Projetos Estratégicos

Doutoranda em relações Internacionais pela Universidade Autônoma de Lisboa, é especialista em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas e em gestão de conflitos entre executivos pela Universidade de Ohio (EUA). Foi CEO da Potenza, empresa de assessoria/consultoria empresarial com atuação no Brasil e em Portugal. Atuou como executiva, em áreas como desenvolvimento de projetos e parcerias, avaliação de mercado e produto. Foi secretária adjunta de Saúde de Muriaé e intendente da Cidade Administrativa do Governo do Estado de Minas Gerais, coordenando a equipe de gestores.

– Henrique Aparecido Pimenta – secretário municipal de Administração

Bacharel em Direito pela Fundação Educacional Antônio Dadalto (FEAD), foi militar do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e servidor do município de Belo Horizonte, atuando como gerente administrativo-financeiro e diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, entre outras funções. É pós-graduado em Direito Público pela Universidade Fumec, em Previdência do Servidor Público Aplicada pelo Instituto de Estudos Previdenciários e em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá.

– Isadora Maria Alves Silva Romani – ouvidora-geral do Município

Graduada em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduanda em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo (USP), tem experiência na iniciativa privada e, desde 2017, atua na Prefeitura de Nova Lima. Inicialmente, trabalhou na assessoria e relacionamento com comunidades do gabinete do então vice-prefeito João Marcelo Dieguez. Desde 2021, atuava como diretora de Projetos Estratégicos na Secretaria de Governo.

– Luciana da Mata Vasconcellos – secretária municipal de Habitação

Especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi secretária de Relações Institucionais do Governo do Estado do Ceará e conselheira de Habitação em Contagem. Atua há mais de dez anos na área de habitação de interesse social, com experiência em empreendimentos públicos e na iniciativa privada.

Marcelo Henriques Pinto – secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos

Engenheiro civil formado pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (atual Fumec) e especialista em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral, foi secretário municipal de Obras e Gestão Urbana de Mariana. Em Contagem, atuou como subsecretário de Manutenção Viária e Serviços, assessor técnico da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, diretor-geral de Operações, diretor de obras públicas e engenheiro-coordenador da Companhia Urbanizadora. Também atuou como engenheiro consultor da Secretaria de Estado da Educação e na iniciativa privada.

– Maria do Socorro Costa Almeida – secretária municipal de Comunicação

Graduada em Administração de Empresa, com pós-graduação em Administração e Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro e em Marketing e Comunicação Corporativa, fez carreira como gestora pública no Governo do Estado de Minas Gerais. Atuou na iniciativa privada, nas áreas de comunicação, marketing e eventos, com passagens pela Terra Arquitetura e Promoções, Polo Produções, VB Comunicação, dentre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.