Vazamento de adutora em Nova Lima, no Bairro Retiro, em 2021

ANTES DA MATÉRIA, LEIA ESTE COMUNICADO

Da Agência Minas

O combate às perdas é um trabalho constante realizado pela Copasa para evitar o desperdício de água tratada e outros transtornos, tanto para o cliente quanto para a companhia. Para isso, a empresa está investindo R$ 14 milhões em tecnologias que permitem a identificação de vazamentos ocultos em 14 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nesse sentido, técnicos da Unidade de Negócio Metropolitana (UNMT) e de Serviço de Hidrometria e Macromedição (USHM) se uniram à Unidade de Gestão de Perdas (UGP), coordenada por Ronaldo Serpa, gerente Regional Belo Horizonte Oeste, para um esforço inédito de redução do volume de perda de água na Grande BH.

O trabalho teve início em Sabará, Santa Luzia e Belo Horizonte, onde foram corrigidos mais de 600 vazamentos invisíveis entre março, abril e maio. Após as correções, a Copasa realiza imediatamente a recomposição dos pavimentos.Na sequência, a Copasa irá realizar a ação em Betim, Ibirité, Contagem, Nova Lima, Raposos, Ribeirão das Neves, Pedro Leopoldo, Confins, São José da Lapa, Vespasiano e Lagoa Santa. Serão percorridos 20,4 mil quilômetros de redes de distribuição de água, no prazo de 12 meses, alcançando mais de 1 milhão de ligações.

Para o gerente Ronaldo Serpa, esse trabalho é muito importante, pois permite a identificação e correção de vazamentos em fase inicial, quando ainda são de pequeno porte. Segundo o gerente, a definição das regiões a serem pesquisadas leva em consideração critérios técnicos, como a quantidade de vazamentos visíveis por quilômetro de rede e as pressões médias.

Projeto piloto

Antes de iniciar a implantação deste serviço, a UGP executou um projeto piloto, ainda em 2021, nas cidades de Mateus Leme e Igarapé, que permitiu uma avaliação técnica da eficiência e da viabilidade da ação. Para a realização da pesquisa foram utilizadas hastes de perfuração para pequenas sondagens, geofones eletrônicos, hastes de escuta acústica e manômetros eletrônicos.

Após essa etapa, foi iniciada a pesquisa ampla de vazamento, que analisou 43.481 metros de redes de distribuição e encontrou 50 vazamentos não visíveis, chegando a um vazamento por cada 870 metros de rede.

COMUNICADO – ATENÇÃO

TERRA NOVA REGULARIZAÇÕES FUNDIÁRIAS LTDA., CNPJ/MF no 05.162.180/0001-21, NIRE no4120482482-0, INFORMA E CONVOCA PESSOAS MORADORAS E DEMAIS INTERESSADAS QUE FIZERAM A VALIDAÇÃO DO CADASTRO JUNTO À EMPRESA PARA A REGULARIZAÇÃO DE LOTES, QUE ESTÃO NA ÁREA DENOMINADA “RECANTO DO GALO”, REGISTRADA NA MATRÍCULA no 44.862, DO CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DE NOVA LIMA (MG), PARA QUE ENTREM EM CONTATO COM O POSTO DE ATENDIMENTO DA EMPRESA (PRAÇA CORONEL ARISTIDES, 44 – SALA 4, CENTRO, NOVA LIMA (MG), TELEFONE: (31) 99148-3071), NO PRAZO DE 15 (QUINZE) DIAS, A FIM DE PROVIDENCIAR A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA FORMALIZAR O CONTRATO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA.

O IMÓVEL É OBJETO DA AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE nº 0106342-02.2012.8.13.0188, NA QUAL ESTÁ EM ANDAMENTO O PROJETO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA.

A AUSÊNCIA DE COMPARECIMENTO PARA FORMALIZAR O CONTRATO DE REGULARIZAÇÃO DO LOTE, NO PRAZO DE 15 DIAS, SERÁ CONSIDERADA DESINTERESSE EM PARTICIPAR DO PROJETO, SENDO SEU NOME EXCLUÍDO DA LISTA DE PESSOAS CADASTRADAS PARA FAZER PARTE E A OPORTUNIDADE SERÁ DESTINADA PARA OUTRA PESSOA INTERESSADA, QUE AGUARDA NA LISTA DE ESPERA A POSSIBILIDADE DE PARTICIPAR DO PROJETO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.