Foto: Reprodução

Segundo reportagem do Portal Terra, a mineradora Vale entrou com pedido para ampliação das minas de Capão Xavier e Mar Azul, localizadas em Nova Lima. A solicitação foi feita para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e protocolado no Sistema de Licenciamento Ambiental (SLA).

A Vale produz nesses locais o minério de ferro. Na mina de Mar Azul, a Vale mantém as barragens B3/B4, que está em processo de descaracterização pela mineradora. A expansão inclui uma solicitação para pesquisa mineral (sondagem geológica) das minas.

Segundo a reportagem, o pedido de ampliação das estrururas está em fase de caracterização, momento em que o processo fica aberto para o empreendedor “inserir ou modificar informações” sobre atividades exercidas, fatores de restrição, entre outros.

“Somente após a finalização da caracterização e pagamento das taxas devidas com o devido processamento na Secretaria de Estado de Fazenda é que a solicitação entra para a pré-análise do órgão”, detalhou a secretaria em nota ao Portal Terra.

Ja a Vale confirma o pedido junto ao estado, em outubro de 2021. “O estudo de impacto ambiental para possível expansão dessas minas ainda será elaborado pela empresa”, acrescentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.