Vigilância Sanitária pede atenção à água parada, que pode virar criadouro para ovos do mosquito da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, realiza a partir da próxima segunda-feira, dia 14, um mutirão para recolher materiais que podem servir como criadouro para o mosquito Aedes Aeghypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A ação vai atá o dia 28.

Um caminhão percorrerá as ruas dos bairros (conforme programado) e funcionários vão recolher os utensílios como: pneus velhos, sucatas, garrafas e outros objetos que acumulem água, que devem ser deixados no lado externo das residências, já que o período chuvoso, combinado com as altas temperaturas da estação, favorecem a proliferação do Aedes.

A ação é um reforço no combate a essas doenças, especialmente durante as chuvas sazonais. No último bota-fora foram recolhidas 100,8 toneladas de materiais com potencial para criadouros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O clima aumenta a incidência de criadouros já que, em contato com a água das chuvas, os ovos colocados há semanas ou meses nas casas podem dar origem a novos mosquitos.

De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizado antes das chuvas, entre 18 e 22 de outubro, foram encontrados em 27 bairros, amostras positivas para larvas do Aedes, com índice geral de infestação predial pelo mosquito em 2,3%, resultado considerado de médio risco.

Segundo o secretário de Saúde de Nova Lima, Dr. Guilherme Riccio, é necessário união da população para combater o mosquito e evitar mais doenças que podem causar transtorno ao sistema de saúde. “Embora as atenções estejam em grande parte voltadas para o controle da Covid-19, após essa alta dos casos vista na cidade e em todo o país, é fundamental que não esqueçamos das arboviroses. O engajamento da população para combater o Aedes aegypti é muito importante nessa ação do bota-fora, que representa a união de esforços entre poder público e sociedade civil”, pontuou.

O lixo deve ser colocado na rua até às 8h, no dia marcado para o seu bairro.

Confira a programação abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.