O prefeito João Marcelo (Cidadania) assinou nesta terça-feira, dia 1º, acordo de Protocolo de Intenções para diversificação da economia de Nova Lima para além da mineração.

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e a Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG) são as percursoras da ação que prevê ações com intuito de ampliar investimentos nos municípios com exploração mineral, tornando a atividade minerária ativa e responsável no processo de independência econômica. O Instituto de Estudos Pró-Cidadania (PRÓ-CITTÀ) também fará parte da rede para consolidação das ações propostas no acordo. 

Segundo dados da Prefeitura, a mineração é detentora de 40% do território municipal e responsável por 18% do orçamento público – que atingiu R$1 bilhão no ano passado -, além de abrigar mão de obra, dando a elas papel ainda mais preponderante no processo de destinação de terrenos para a ocupação de novos negócios. Aliado na robusta transformação urbanística e que propõe inclusive ocupação de solo, o Executivo local aposta na revisão do Plano Diretor e avanço de acordo com cada região.

Ao longo dos últimos anos, Nova Lima soube utilizar suas receitas para remodelar seu desenvolvimento econômico, sempre tão dependente do desempenho da mineração. E esse trabalho já nos mostra resultados palpáveis que nos permitem o pioneirismo no alinhamento a este protocolo de intenções capitaneado pelo IBRAM e pela AMIG. Novos projetos de desenvolvimento da economia e de capacitação da mão de obra local nos permitem dizer que a diversificação de nossa economia tem espaço para acontecer nesta nova dinâmica aqui pactuada.

João Marcelo, prefeito.

JM destaca também outras arrecadações, já incluídas em um novo modelo econômico, que envolve a busca ativa por novas empresas. “Tivemos uma arrecadação recorde em 2021, atingindo a simbólica cifra de R$ 1 bilhão. A novidade é que, em termos percentuais, a leitura sobre o futuro da economia do município já mostra suas cartas: o ICMS já responde por 21% da arrecadação de impostos, seguido do ISS e da CFEM, ambos com 18% cada. Esses números são do final de 2021 e refletem quase 60% do que arrecadamos” afirma JM.

De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEMDETR), Abner Henrique, o plano deve ser lançado no meio do ano e leva em conta a vocação natural para a atração de novos investimentos, entre elas, uma localização geográfica privilegiada, com objetivo que a partir da atividade minerária, de suas múltiplas cadeias produtivas e de outros potenciais a ela ligados; a atração de empresas com baixo impacto ambiental, aumentando a arrecadação municipal e qualificando a mão de obra local para ocupação dos postos de trabalho. 

Estamos preparando Nova Lima para um futuro ainda mais próspero. O Programa de Desenvolvimento Econômico colocará o município em evidência no mercado nacional e internacional. O nosso desejo é que as pessoas de Nova Lima possam realizar seus sonhos em nosso território, oportunizando empregos de alto valor agregado, oportunidades para empreender e inovar, tudo isso respeitando a vocação ambiental que o município possui. Para isso acontecer, enxergamos como essencial a contribuição do setor extrativo mineral trabalhando em conjunto com o município em sua diversificação econômica.

Abner Henrique, secretário

Mapeamento através das regiões

O território da cidade foi mapeado dando segmento a atração de investimentos que potencializam os atributos locais gerados pela rede de negócios já existentes, população, tipos de ocupação, legislação, cultura, estrutura viária e logística.

Na Lagoa dos Ingleses há aumento significativo de empresas de alta tecnologia, especialmente aquelas com atividades relacionadas à Biotecnologia, entre elas: a Biomm, Visiontech, CMOs Drake e BiotechTown.

Já no Vila da Serra a questão primordial é para Inovação, pois “concentra negócios digitais, startups e instituições referência em saúde. Tais como, FIEMG LAB, Aço Lab e BS2 Pool, além de um dos principais ecossistemas de inovação da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o San Pedro Valley. Sedia também âncoras em diversas áreas de serviços especializados, como o Hospital Biocor, Hospital Vila da Serra, Accenture e várias empresas do segmento de Consultoria e Gestão Empresarial”, de acordo com a Prefeitura. 

Já no Vale do Sol, o potencial indicado pelo projeto de fomento foi a Biomedicina e a região central está direcionada para Economia Criativa, iniciada a partir de um projeto da AngloGoldAshanti de revitalização da área central, com resgate da história e o estabelecimento de uma nova vocação local. Os distritos de São Sebastião das Águas Claras (Macacos) e Honório Bicalho possuem atração de negócios voltada para o turismo ecológico.

Além disso, o governo possui ferramentas de fomento como o Fundo de Desenvolvimento Econômico, com recursos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), o Fundo de Inovação, Núcleo de Projetos Prioritários e programas de Formação de Mão de Obra.

Prefeitura oferece 600 vagas em cursos técnicos para jovens

Lançado na última segunda-feira, dia 31, está em aberto até o dia 18, vagas em 11 cursos técnicos de diferentes áreas, por meio do Programa Tec+.

As vagas são direcionadas aos jovens de 16 a 29 anos nos seguintes cursos: administração (NEJ), biotecnologia, segurança do trabalho, informática para internet (programação), jogos digitais, design gráfico, eletrotécnica, edificações, eletromecânica, automação industrial e enfermagem.

As inscrições estão sendo feitas no Senai, no centro da cidade e para conferência deve ser levado documento de identidade, CPF, comprovante de endereço e histórico ou declaração escolar (original e cópia). As aulas serão ministradas pelas escolas Fiemg/Senai, Senac e Sebrae, com investimentos de cerca de 5 milhões.

Em outra frente, a SEMDETR oferece cursos rápidos de qualificação, para as diversas regionais do município. Palestras e workshops são dadas aos comerciantes para melhorar as vendas e negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.