Aconteceu nesta última sexta-feira, dia 18, o embarque de uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) para Petrópolis, cidade do Rio de Janeiro, afetada fortemente pelas chuvas no início dessa semana que já provocou a morte de 125 pessoas e uma centena de desaparecidos.
Os 14 militares empenhados irão apoiar os trabalhos de busca e resgate é composta por especialistas em salvamento e soterramentos, enchentes e inundações, busca e resgate em estruturas colapsadas e buscas com cães, que também fazem parte dos trabalhos com dois animais e quatro viaturas.
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
“Os bombeiros mineiros levam também na bagagem qualificações e conhecimentos adquiridos pela especialização ofertada pela corporação, que é referência em capacitação para outros estados, destaca o CBMG.
Os profissionais tem inclusive experiência de atuação em Mariana e Brumadinho, atingidas por rompimento de barragens, além da ajuda humanitária oferecida a Moçambique e Haiti e, por último, no trabalho integrado nas chuvas que atingiram a Bahia.
Os militares vão se integrar ao Sistema de Comando de Operações montado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), que conta também com militares de São Paulo que embarcaram também nesta sexta-feira, dia 18. O CBMG disponibilizou também um detector de vida, um detector de vida sísmico, um bote, um barco, dois geradores, luzes de cena, materiais de escoramento/rompimento, salvamento em enchentes/veicular/terrestre/altura, entre outros.
A partida dos Bombeiros foi do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad), que fica na Pampulha.