O Covid Ag Detect, autoteste rápido de covid, colhido de uma amostra colhida pelo próprio paciente, produzido em Nova Lima, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercialização, nesta quarta-feira, dia 23.

A Eco Diagnóstica, responsável pela produção, informou que a avaliação do pedido de registro levou 22 dias e foi publicada através da Resolução RE 569/2022. De acordo com a empresa, já há disponibilidade de material para liberação e venda dos testes. Produto deve estar disponível nas farmácias após o carnaval, ainda no início de março.

“A empresa acredita que o autoteste vem agregar positivamente no combate ao coronavírus, funcionando como triagem para uma possível infecção e possibilitando o isolamento do indivíduo no caso do teste reagente”, disse a empresa em nota.

De acordo com a Anvisa, o Covid Ag Detect atendeu a todos os critérios técnicos de segurança e confiabilidade.

O autoteste é aconselhado para uso entre o 1º e 7º dia do surgimento dos primeiros sintomas gripais (febre, tosse, dor de garganta, nariz escorrendo, dores de cabeça e no corpo). Quem tiver contato com infectado e não apresentar nenhum sintoma gripal, deve esperar por cinco dias até usar o produto. O resultado sai em 15 minutos, após introdução de uma espécie de cotonete nas narinas e em seguida colocado em fórmula farmacológica.

O diagnóstico porém não substituiu um profissional de saúde em caso de necessidade e também não vale como atestado médico caso este seja necessário. O procedimento visa o isolamento imediato em caso de resultado positivo.

A Anvisa já aprovou também o Novel Coronavírus Autoteste Antígeno, fabricado pela empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos.

É vedada a comercialização em sites que não pertençam a farmácias ou estabelecimentos de saúde autorizados e licenciados pelos órgãos de vigilância sanitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.