Foto: UPA em Nova Lima/Arquivo.

Com a nova variante Ômicron do Coronavirus, as festas de fim de ano e o relaxamento da população, os casos de Covid-19 voltaram a subir em Nova Lima entre 23 de dezembro e dia 5 de janeiro.

Os casos confirmados subiram exatamente 325% em 15 dias, saindo de 54 casos em acompanhamento para 230. Já os casos em investigação subiram 7,76% no mesmo período.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesta métrica, os casos saíram de 4.365 para 4.704. Apesar da alta, os número de internados permanece baixo. São apenas duas pessoas, uma em clínica médica e outra em CTI/UTI. A vacinação contribui com a baixa hospitalização, contudo, o novo estresse estatístico poderá ensejar em mais internações e consequentemente em alta no número de internados. Ainda não foi divulgado o número desta quinta-feira, dia 6.

A cidade já havia confirmado a incidência de seis casos da variante Ômicron, descoberta na África do Sul. A variante é mais transmissível, contudo, menos severa, segundo estudos. Ela já é responsável por grande parte das novas infecções no mundo e tem castigado países com baixo volume de vacinação.

Outro problema

Há uma outra preocupação no radar: a infecção dupla por influenza (gripe) e Covid, o que tem sido chamado de flurona.

Nova Lima não tem registros específicos desta nova infecção, mas a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tem registrados uma alta demanda o que pode ter explicação também com a gripe.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.