A Prefeitura de Nova Lima realiza na próxima semana, entre os dias 4 a 8 de outubro, uma série de capacitações voltadas aos empresários locais, em alusão à Semana do Empreendedor, Os eventos aconteceram na Região Central, Vila da Serra, Honório Bicalho e Jardim Canadá. As inscrições estão disponíveis no site do Executivo com vagas limitadas.

O objetivo do evento é capacitar o empresariado quanto a diversos temas na área de negócios, em parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEMDTR) com a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Nova Lima, CDLs Nova Lima e BH, Conexão Vila da Serra, Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paropeba (Adesiap – Unidade Jardim Canadá) e o Sebrae. O Dia do Empreendedor é celebrado no dia 5.

De acordo com o secretário da pasta, Abner Henrique, do Cidadania, a semana comemorativa é parte do conjunto de ações para o fomento ao empreendedorismo na cidade.

“Ao longo do ano, temos discutido e planejado ações de melhoria das condições das atividades econômicas no município, junto a associações, comerciantes, empresários e empresárias. Prova disso foi a oferta do microcrédito para o setor, como forma de fazer frente aos impactos da pandemia da Covid-19. Com um rica programação, a Semana do Empreendedor é mais um trabalho que vai ao encontro do nosso compromisso de seguir com as ações de apoio e incentivo ao setor.

Abner Henrique, secretário

O conjunto de ações citada pelo secretário é o Plano de Recuperação Socioeconômico planejado e executado pela atual gestão com intuito de fomentar a economia local. Um dos principais projetos é o Auxílio Emergencial Municipal, que beneficia cerca de 3 mil famílias locais em situação de vulnerabilidade social com pagamento mensal de R$400 para aquisição de insumos alimentícios em comércios conveniados. O benefício foi prorrogado por mais três meses nesta semana.

Confira a programação

04/10 (segunda-feira) – Abertura

Desaprender e reaprender: desafio das pessoas e organizações

Palestrante: Maria Flávia Bastos (professora, escritora e palestrante focada em temas ligados à humanização de processos, empreendedorismo, atendimento e vendas. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Doutoranda em Administração com foco em Negócios Sociais pela PUC Minas)

Horário: 19h

Local: Auditório da ACE Nova Lima (Praça Bernardino de Lima, 43 – 3º Andar, Centro)

05/10 (terça-feira)

Tudo o que você precisa saber para o seu MEI

Saiba como emitir nota fiscal, regularização de dívida, Declaração Anual de Faturamento.

Consultor: Anderson Freitas (analista Sebrae Minas e gestor de projetos com indústria e comércio)

Horário: 9h às 12h

Local:  Auditório da ACE Nova Lima (Praça Bernardino de Lima, 43 – 3º Andar, Centro)

Giro de mercado do setor de beleza e estética

Encontro para troca de experiências e geração de negócios entre empresários(as) da cadeia produtiva do setor de beleza e estética da cidade.

Horário: 19h às 21h

Local:  Auditório da ACE Nova Lima (Praça Bernardino de Lima, 43 – 3º Andar, Centro)

06/10 (quarta-feira)

Inovação e tendências no varejo

Palestrantes: Cristhiany Cruz (graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNA. Dissemina práticas de inovação e métodos ágeis para dentro e fora da organização, com o objetivo de provocar uma mudança de mindset); e Marcelo Costa (gerente de Inovação e Tecnologia; facilitador de Metodologias Ágeis e de Inovação. Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Gestão Estratégica da Informação, atualmente lidera o time de Inovação e Tecnologia da CDL/BH)

Horário: 9h

Local:  Auditório Regional Vila da Serra (Ed. Serena Mall – Rodovia Januário Carneiro, 8.625 – 4º andar da Torre 2, Vale do Sereno)

Turismo como oportunidade de negócio, renda e desenvolvimento

Como ser um ponto de referência para o turista? Aprenda a alcançar os turistas que frequentam a região de forma a conquistá-los.

Palestrante:  Marcos Alcantarino (mestre em Turismo e Meio Ambiente, MBA em Gestão Empresarial, MBA em Gestão de Negócios de Impacto Social, especialista em Docência no Ensino Superior, empreteco e bacharel em Turismo)

Horário: 14h às 15h30

Local:  Salão Paroquial São José Operário (Praça Maria Alves Leocádio, 268, Honório Bicalho)

07/10 (quinta-feira)

A virada de chave do físico para o digital

Palestrante:  Guilherme Araújo (especialista em estratégias de crescimento para empresas, em marketing e negócios digitais)

Horário: 9h às 10h30

Local:  Restaurante Verdinho (Avenida Toronto, 508, Jardim Canadá)

Treinamento – Gestão de negócio para pequenas e médias empresas

Consultor: Amarildo Arruda (empresário, bacharel em Administração e especialista em Gestão de Negócios e Tecnologia)

Horário: 19h às 21h

Local: Auditório da ACE Nova Lima (Praça Bernardino de Lima, 43, 3º Andar, Centro)

08/10 (sexta-feira) – Encerramento

Painel: Jovens lideranças empreendedoras

Bate-papo empresarial para trocas de experiências e geração de negócios entre jovens empreendedores

Convidados: Yhuri Douglas (diretor de Trabalho e Renda da Prefeitura de Nova Lima), Nathália Lourenço (presidente da ACE Jovem de Nova Lima) e Raquel Ferreira (presidente da CDL Jovem de Belo Horizonte)

Mediador: Abner Henrique (secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Nova Lima)

Horário: 19h

Local:  Clube da ACE Nova Lima (Rua Dr. José Raimundo Nonato Couto, 180, Retiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.