A Prefeitura de Nova Lima inicia no próximo dia 13 e vai até o dia 25, a campanha anual de vacinação antirrábica em cães e gatos, de forma gratuita e com pontos escalonados em toda cidade. Confira o cronograma completo com locais, datas e horários.
A raiva é uma infecção viral aguda incurável, contraída por cães e gatos, e pode ser transmitida para os seres humanos por meio da saliva de animais infectados. Quando transmitido, o vírus ataca o sistema nervoso central, causando inflamação no cérebro, que pode evoluir de forma rápida, levando à morte.
Segundo o Executivo Municipal, a meta é imunizar cerca de 10.152 animais. A meta foi estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), levando em conta o percentual de 13,5% da população humana cadastrada na base de dados do estado. Em 2020, foram 11.200 vacinas em cães e cerca de 1.300 em gatos.
A vacina é aplicada por prevenção, já que a raiva é uma doença controlada “e muito se deve às campanhas anuais de imunização, já que pode prevenir o contágio e transmissão da doença entre animais e seres humanos.”, aponta o Executivo. As doses são recomendadas para a partir de três meses de vida, com reforço anual.
Principais sintomas
Nos cães a doença ataca e faz com que eles se escondem em lugares escuros, além de apresentar comportamentos agitados, latidos e mordidas no ar sem motivos aparentes. Também podem haver salivação excessiva, agressividade e paralisia. Os sintomas, tanto nos homens quanto nos cães, podem demorar a aparecer, uma vez que o vírus da doença pode permanecer encubado por anos. Já nos felinos ela se manifesta, com salivação em excesso, estrabismo, espasmos, desorientação e isolamento.